Universidades federais do NE miram parceria com o Japão

Parceria prevê troca de tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares, além do intercâmbio envolvendo professores e estudantes

por Nathan Santos ter, 20/08/2019 - 18:29
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Parceria será firmada na UFRPE Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

No dia 24 deste mês, universidades federais do Nordeste e a Universidade Soka de Tóquio, do Japão, firmarão uma parceria que tem como pilares as pautas ‘educação’, ‘tecnologias sociais’ e ‘sustentabilidade’. O encontro que concretizará o acordo será realizado no Recife.

A ideia da parceria surgiu da visita de reitores das instituições de ensino locais ao Instituto Soka, em Manaus-AM, onde são valorizados princípios humanísticos da educação. Como as universidades brasileiras enfrentam sérios problemas financeiros, a parceria fomentará a troca de tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares, além do intercâmbio envolvendo professores e estudantes.

Para a oficialização da parceria, será realizada uma solenidade no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), das 8h às 12h, no Campus Dois Irmãos, no Recife. Na ocasião, ainda será concedido o título de Doutor Honoris Causa ao filósofo e educador Daisaku Ikeda.

Ao todo, 18 reitores e reitoras de instituições de ensino federais prometem participar do encontro. Segundo Silvana Vicente, representante da Soka Gakkai Internacional, a parceria “é um sinal de esperança para os estudantes”, uma vez que, segundo ela, não possui caráter político ou religioso.  

COMENTÁRIOS dos leitores