Redação no Enem: saiba utilizar citações da forma correta

Uma das dicas é evitar exageros e sempre estar seguro em relação às autorias das frases

por Marcele Lima seg, 09/09/2019 - 17:53
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Saiba como citar um autor da maneira correta Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Os caminhos para chegar a uma redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolvem uma série de competências explícitas ao longo do texto. Um recurso usado para legitimar a bagagem cultural e argumentativa dos candidatos é a citação. No entanto, são necessários cuidado e atenção para não acabar cometendo um erro de autoria ou não entender o significado ou contexto da frase utilizada.

Existem dois tipos de citação: a direta e a indireta

Na citação direta é obrigatório uso das frases entre aspas da maneira exatamente como ela foi dita, escrita, cantada. Por exemplo, segundo Jean-Jacques Rousseau, "A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos".

Já na indireta o candidato pode dar sua interpretação para a frase, sem fugir do sentido que ela emite. Por exemplo: ‘Para o filósofo Jean-Jacques Rousseau na tomada de decisões, é preciso que a vontade geral seja levada em consideração para ser aplicada a todos os indivíduos’.

A citação é um dos recursos de enriquecimento da dissertação, mas não pode haver exagero. Muitos candidatos chegam à prova com a frase na cabeça, dispostos a utilizá-las de qualquer maneira, independente do tema. Os corretores do texto não veem esse tipo de atitude com bons olhos. “A gente penaliza muito quando essa citação é forçada”, disse a professora de redação Fernanda Bérgamo.  

Já para o professor Eduardo Pereira, que esteve com Fernanda Bérgamo em uma live do Vai Cair No Enem sobre redação, o fera precisa mostrar que é o protagonista. “Às vezes eu percebo que alguns alunos estão preocupados em colocar citação e é tanta citação que acaba a voz do aluno sumindo. Parece que é uma redação de outra pessoa. O protagonista da redação é o aluno”, lembrou o docente.

Os candidatos precisam também ponderar a inserção de citações na conclusão da redação do Enem. O espaço é dedicado para que o avaliador entenda qual a proposta de intervenção. O conselho da professora Fernanda Bérgamo é não utilizar as aspas de ninguém nesta etapa. “Encerrar a redação com citação não é bem vista por banca nenhuma, porque a gente quer que a sua voz encerre o texto”, orientou a professora.

A citação dentro da redação transmite repertório sociocultural, interdisciplinar e que o estudante está sintonizado com os temas da atualidade e sabe associar a pensadores que dedicaram a vida aos estudos daquele tema. Entretanto, é preciso bom senso, certeza sobre o que está escrevendo e parcimônia na utilização.

Veja o trecho do vídeo no qual o professor Eduardo Pereira e a professora Fernanda Bérgamo falam sobre citação na redação do Enem:

COMENTÁRIOS dos leitores