Estudantes tomam posse nas cadeiras de monitoria da UNAMA

Cerimônia ocorreu no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela, em Belém. Todos os escolhidos passaram por processo seletivo.

sex, 20/09/2019 - 19:10

Embed:

A UNAMA - Universidade da Amazônia realizou na terça-feira (17) a cerimônia de posse dos monitores do segundo semestre do ano de 2019. O evento contou com a presença de alunos, professores e coordenadores de cursos.

A monitoria é um instrumento de formação acadêmica. Os estudantes passam por um processo seletivo. “O monitor passa por uma prova de conteúdo da disciplina. Precisa ter cursado a disciplina para a qual está concorrendo e ter sido aprovado. Temos critérios objetivos e analítico-discursivos. O histórico do aluno é analisado, assim como seu resultado na prova”, afirmou a professora e pró-reitora adjunta de Ensino Fabíola Machado.

Os candidatos escolhidos no processo seletivo têm o papel de esclarecer as dúvidas dos alunos de determinada disciplina e auxiliar o professor orientador.

O evento de posse de monitores ocorreu no auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela. Os alunos que participam da monitoria entram em contato com atividades da docência.

“Essa atividade de monitoria é bem interessante. A gente tem acesso à experiência da docência e acabamos desenvolvendo essa questão de interdisciplinaridade e de se colocar no lugar do outro", disse o aluno de Arquitetura e urbanismo Dimitri Nery.

No contexto educacional, o objetivo da monitoria é preparar o discente para a atividade docente, mesmo nos cursos de bacharelado, além de promover melhoria na qualidade de ensino da graduação, articulando teoria e prática, na produção do conhecimento, sob a orientaçãode um docente responsável pela disciplina.

“A monitoria também dá um diferencial no currículo do aluno e é, muitas das vezes, fator de desempate na hora da seleção para uma vaga no mercado de trabalho", disse a coordenadora dos cursos de Arquitetura e urbanismo e Design, Dula Lima.“

Por Maria Rita Paiva.

 

COMENTÁRIOS dos leitores