Aulão de história do Vai Cair no Enem aborda 1ª Guerra

O professor ainda respondeu os questionamentos dos estudantes e deu dicas de como se sair bem na prova do Enem

sab, 21/09/2019 - 11:28
Thayná Aguiar/LeiaJáImagens Professor Paulo Sá trouxe esclarecimentos sobre a grande guerra Thayná Aguiar/LeiaJáImagens

Após matématica e biologia, a terceira aula do Vai Cair no Enem em Fortaleza é de história, ministrada pelo professor Paulo Sá. O tema principal desta manhã de sábado (21) foi o contexto que levou à Primeira Guerra Mundial, Tratado de Versalhes e as consequências do pós-guerra.

Os estudantes mostraram-se atentos aos temas abordados pelo docente, que explicou de maneira simples os desdobramentos do conflito. Ele fez questão de salientar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode trazer o termo ‘A grande guerra’ para falar da primeira guerra mundial.

Explicou como alguns países entraram na guerra, a exemplo dos Estados Unidos, que tinham interesses econômicos envolvidos, principalmente em relação à exportação de produtos para a Europa, devastada. Houve espaço também para a crise de 1929 e a repercussão em diversos outros lugares do mundo, como no Brasil, com os problemas na importação do café para os EUA, padecendo com a quebra da bolsa. Outros temas abordados foram os regimes totalitários, como nazismo e fascismo.

Mais uma vez os estudantes participaram e fizeram perguntas. Uma delas pode ser a dúvida de muita gente no momento: como a ditadura militar pode ser abordada este ano no Enem. Conforme Paulo Sá, O Enem tem um caráter de estar ligado ao governo que o produz. “O que nós queremos é que no Enem se mantenha em caráter de ciência. É um período que tem que ser visto de maneira crítica e muito questionada”, respondeu o docente.

 Por fim ele deixou uma dica para que as pessoas nesta reta final tenham cuidados, além do conteúdo, com o psicológico. “Continuem estudando, assistam nossas aulas, mas tirem um tempo para descansar, cuidem da alimentação e mantenham a cabeça em ordem”, concluiu.

O aulão do Vai Cair no Enem ainda vai ter a participação do Professor Felipe Rodrigues com aula de Redação. Confira ao vivo no Instagram e no Youtube.

COMENTÁRIOS dos leitores