UFRPE inscreve empresas para programa de estágio

Universidade tem o foco de inserir e formar mão de obra qualificada para indústria

por Bruna Oliveira qui, 26/09/2019 - 09:26
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo Universidade Federal Rural de Pernambuco Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) inscreve empresas de todo o Estado em seu programa de parceria, que possui foco de inserir e formar mão de obra qualificada para atuar em indústrias. O programa é realizado pela Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), que é especializada em Engenharia e disponibiliza estudantes nas áreas de Engenharia de Materiais, Civil, Mecânica, Elétrica e Eletrônica. Empresas interessadas em participar devem enviar um e-mail para institucional.uacsa@ufrpe.br.

Com o objetivo de aproximar a universidade das corporações, a instituição promoveu, no dia 17 de setembro, o I Conecta UFRPE, evento que buscou fomentar a criação de oportunidades para o desenvolvimento de projetos e negócios entre a academia e empresas diversas da região. “Até o I Conecta UFRPE, estávamos voltados para atender, principalmente, as indústrias do polo de Suape, mas o evento gerou uma procura tão grande, que decidimos ampliar o acesso às demais empresas do Estado”, afirma Rafael Alves, presidente da Comissão de Relações Institucionais e Inovação da UACSA, responsável pelas parcerias.

Devido ao evento, empresas como Deca, LM Wind Power, High End, do polo de Suape, e Faurecia FMM, do polo da Jeep, estão com seus programas de estágio abertos para estudantes do Campus das Engenharias da UFRPE. "Esse passo é bastante importante para inserção dos alunos no mercado de trabalho, principalmente levando em conta que nosso curso é bastante recente, já que nosso Campus só possui 5 anos aqui em Suape", afirma o diretor da UACSA, Marcos Oriá.

Além das oportunidades de estágio para os estudantes, o I Conecta também auxiliou na formação de parcerias, na qual alunos de graduação e pós-graduação,  devidamente orientados pelos pesquisadores que são todos doutores nas áreas de Engenharia de Materiais, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Civil, Física, Química, Matemática e Computação, podem participar de projetos de pesquisa para solucionar demandas das indústrias.

Empresas como  LM Wind Power, Deca, Terphane, High End, Petroquímica Suape, do Complexo Industrial Químico-Têxtil (PQS), Complexo Industrial Portuário de Suape, do polo industrial de mesmo nome, e a Vivix e Faurecia, do polo de Goiana, estão com negociações de parcerias para elaborar pesquisas de materiais para novos produtos, análise de resíduos sólidos para reaproveitamento no processo produtivo e soluções para energia e inovação tecnológica, além do desenvolvimento de laboratório de análise de circuitos e servo-motores. 

"Surpreendeu-me positivamente uma proposta dessa estar partindo da Universidade, mostra que está alinhada com as demandas das empresas e comprometida em fornecer uma mão de obra acelerada, capaz de já entrar no mercado jogando", afirma o gerente técnico e de qualidade da Terphane, Roberto de Aguiar. 

Já o gerente de Engenharia e Novos Projetos da Faurecia e FMM, Ailson Marques, acredita que as soluções apresentadas pelos alunos e pesquisadores não é algo trivial. “Fiquei muito impressionado com o evento. Inicialmente, trouxemos demandas mais primárias, porém nas salas temáticas acabaram surgindo novas demandas, como aperfeiçoamento do processo de pintura, automação e outros envolvendo a indústria 4.0”,  declara.

“A iniciativa corrobora com a missão institucional da UACSA, em fortalecer o desenvolvimento dos polos empresariais de Pernambuco, seja pelos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, seja pela formação de recursos humanos altamente qualificados capazes de solucionar problemas reais, gerando ganhos sociais imprescindíveis nesse momento que o país atravessa”, destaca a reitora da UFRPE, Maria José de Sena.

Para o diretor da UACSA é importante que pesquisas sejam realizadas por alunos para que eles possuam a oportunidade de ter contato com a realidade das empresas. “Colocar em prática os conhecimentos teóricos e utilizá-los para resolver problemas, competências valorizadas no novo mercado de trabalho em formação".

*Com informações da assessoria

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores