Pequenas empresas geraram 119 mil vagas de trabalho

Conclusão é de um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

por Ítallo Olimpio dom, 27/10/2019 - 09:15
Pixabay . Pixabay

De acordo com estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com informações disponibilizadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas geraram 119 mil novas vagas de trabalho no país, em setembro. O número corresponde a 75% de todas os postos de trabalho abertos no Brasil. O valor é o maior registrado no mês de setembro desde 2013. 

Ainda de acordo com o estudo, no acumulado de 2019, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 670 mil vagas com carteira assinada. Em comparação, no mês de setembro, as médias e grandes empresas contrataram apenas 37,7 mil novos trabalhadores, enquanto a esfera da administração pública admitiu 492 novas pessoas. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, as micro e pequenas empresas são fundamentais na retomada do crescimento econômico do país. 

“O saldo de empregos criados pelos pequenos negócios no acumulado deste ano até setembro já supera o saldo de todo o ano de 2018 e retoma os saldos verificados nos anos anteriores à recessão econômica, ocorrida em 2015 e 2016. Os números comprovam que o Brasil está avançando economicamente, e as pequenas empresas são protagonistas nesse processo”, destacou, conforme informações da Agência Sebrae de Notícias.

Liderando os números, o Estado de São Paulo registrou o maior número de contratações do país em setembro, com 29,7 mil novos postos criados, correspondendo a 25% do total do país. Em segundo lugar, o Rio de Janeiro criou 14 mil vagas. Ainda de acordo com o levantamento, juntos, os Estados do Nordeste brasileiro criaram 23,4 mil novas vagas. 

COMENTÁRIOS dos leitores