Alunos cultivam horta em escola pública de Ananindeua

Projeto “Valores para a vida no século XXI” mobiliza estudantes e alerta para a importância da vida saudável

por Rosiane Rodrigues sex, 08/11/2019 - 13:48

Levar conscientização aos alunos do ensino fundamental sobre agricultura, economia, interação entre homem e meio ambiente e sua valorização como cidadão é um dos princípios da Escola Estadual Eugênia Cavallero de Macedo, que fica em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Com orientação e apoio dos professores que desenvolveram o projeto “Valores para a vida no século XXI”, os alunos criaram uma horta na escola, onde eles cultivam legumes e verduras.

A horta, criada em abril deste ano, surgiu com o interesse de mostrar aos alunos a importância da alimentação saudável e sustentabilidade. Segundo a diretora da escola, Josiane Vieira, ações como essa são cruciais na educação dos alunos.

Todos os alimentos colhidos da horta são usados na merenda da escola, como caruru e cebolinha, por exemplo. Para Ithamar Borge, professor de Ciências da escola, e que orientou os alunos na criação da horta, junto com o professor Amadeu Cabral Júnior, professor de Matemática, o projeto também serve para mostrar, na prática, o ciclo de vida dos vegetais. “É para que eles tenham noção das substâncias nutritivas presentes nas verduras e a importância delas para o nosso corpo”, disse o professor.

Os alunos que participaram do projeto são do sexto e oitavo anos. Ana Carolina Soares, aluna do oitavo ano, e que sonha em ser psicóloga ou professora de Educação Física, disse que a horta trouxe vários benefícios para os alunos e para a escola. “Com ela aprendemos a nos alimentar bem, a abrir a mente sobre a importância dos alimentos e a ser uma pessoa mais feliz e saudável. Aprendemos a cuidar dela de uma forma muito especial”, concluiu a aluna.

 

COMENTÁRIOS dos leitores