Novo reitor da UFRPE é escolhido

Chapa composta pelos professores Marcelo Carneiro Leão e Gabriel Ribas recebeu 6.584 votos

por Bruna Oliveira sex, 08/11/2019 - 12:28
Reprodução/Facebook/Marcelo Carneiro Leão Marcelo Carneiro Leão leciona no curso de licenciatura em química na pós-graduação de ensino e ciências Reprodução/Facebook/Marcelo Carneiro Leão

O professor Marcelo Carneiro Leão foi eleito pela comunidade acadêmica o novo reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O resultado das eleições, que foram realizadas nas últimas quarta(6) e quinta-feira (7), foi divulgado na manhã desta sexta-feira (8). Integrantes da Chapa 01, denominada “De mãos dadas pela UFRPE”, Carneiro Leão e Gabriel Ribas, cotado vice-reitor, receberam a maioria dos votos de estudantes, professores e técnicos administrativos da instituição.

Em nota divulgada pela assessoria, o reitor eleito ressaltou as razões pelas quais considera ter recebido muitos votos. “Primeiro o reconhecimento do trabalho de uma gestão. Também as pessoas que deram as mãos, um conjunto de pessoas que reflete esse percentual. A confiança também em dar seguimento à defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”, declarou.

No total, as eleições contaram com 8.204 participantes, em que 6.586 dos votos foram destinados à Chapa 01 e 1.120 à Chapa 02, a “Muda Rural”, formada pelos professores Monica Folena e José Luiz Sandes. O resultado deve ser homologado no dia 14 de novembro. No dia 28 do mesmo mês, o Conselho Eleitoral irá se reunir para definir a lista tríplice que será enviada ao presidente da República.

Marcelo Brito Carneiro Leão é professor da UFRPE, no qual ministra aulas no curso de licenciatura em química e no programa de pós-graduação em ensino de ciências.  O docente, que também exerce a função de coordenador do Núcleo Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com uso de Novas Tecnologias (SEMENTE) da instituição, é pós-doutor no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona, além de doutor e Mestre em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e licenciado em Química pela UFRPE.

COMENTÁRIOS dos leitores