Em protesto contra atraso, professores cantarão 'parabéns'

De acordo com aluno-docente, profissionais que trabalharam no pré-vestibular da Universidade de Pernambuco, estão esperando o pagamento do trabalho realizado nos três últimos meses

por Bruna Oliveira qua, 20/11/2019 - 12:46
Líbia Florentino/Leiajaimagens/Arquivo . Líbia Florentino/Leiajaimagens/Arquivo

Alunos-docentes bolsistas que atuaram no pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) reclamam sobre atraso de salário referente aos meses de agosto, setembro e outubro. As aulas tiveram início em julho e seguiram até outubro, mês anterior ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o estudante João Azevedo, que deu aulas de geografia durante o pré-vestibular, não é a primeira vez que o atraso acontece. “No ano passado, o projeto acabou em novembro, e só viemos receber o pagamento do último mês no início deste ano”, conta. 

Segundo o professor, o Prevupe tem sofrido com a falta de recursos, visto que o valor das bolsas e o tempo de projeto diminuíram. “Esse atraso (de três meses) nunca aconteceu antes, chegou um momento que não tivemos dinheiro para dar aula. Além disso, o pré-vestibular antes durava sete meses, ano passado durou cinco e em 2019 foi praticamente apenas quatro meses”, declara. 

Azevedo também informa que, na edição 2019, foi criada uma nova gestão para o pré-vestibular, visto que estavam ocorrendo diversos problemas com a coordenação anterior. “No começo do projeto, a nova gestão falou que seria maravilhoso e que os pagamentos seriam em dia, mas só que não foi. Eles continuam cobrando várias pontualidades da gente, mas não não houve nenhuma melhora”, lamenta.

Como forma de protesto, João Azevedo e os demais alunos-docentes criaram uma página no Instagram que utiliza sátiras para compartilhar o sofrimento vivenciado por eles. “A página utiliza memes que refletem nosso desespero: quando vamos ao banco e encontramos a conta vazia ou quando ligamos para o Prevupe e eles informam que não há previsão de pagamento”, cita o professor.

Além da página na rede social, os professores estão organizando um protesto, ainda sem data definida, no qual irão se dirigir ao Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), órgão responsável pelo Prevupe, com um bolo para cantar parabéns pelos três meses de atraso.

Questionada pelo LeiaJá, a Universidade de Pernambuco informou que a Secretaria de Educação e Esportes, responsável pelo pagamento das bolsas, informou que os salários referente ao Prevupe já estão em vias de tramitação. A pasta diz ainda que as pendências serão regularizadas até o final da próxima semana.

LeiaJá também

--> UPE divulga número de faltas e gabarito do 2º dia do SSA 3

--> UPE libera cartão informativo de provas

COMENTÁRIOS dos leitores