Universidades do Reino Unido aceitam nota do Enem

Na lista estão academias como Kingston University London, Birbeck, University of Bristol, University of Glasgow e Oxford, considerada uma das melhores do mundo

por Alex Dinarte qua, 20/11/2019 - 18:07
Foto: Divulgação/Fala Criativa Comunicação A University of Glasgow, na Escócia, tem tradição em receber alunos brasileiros em seus cursos Foto: Divulgação/Fala Criativa Comunicação

Estudantes brasileiros que desejam seguir com sua qualificação na Europa têm algo a comemorar. Instituições de Ensino Superior (IES) de renome do Reino Unido permitem que participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizem a nota do Enem e o Certificado do Ensino Médio para participar do processo de admissão em algumas universidades. Na lista, elaborada pela empresa Universidade do Intercâmbio, estão academias como Kingston University London, Birbeck, University of Bristol, University of Glasgow e Oxford, considerada uma das melhores do mundo.

Mesmo com as vantagens, o Reino Unido impõe um tipo de treinamento de adaptação com duração de um ano antes da iniciação do curso. O período chamado de Foundation Year procura estabelecer o aperfeiçoamento da comunicação em língua inglesa, oferece aulas de redação, metodologia de pesquisa, estudo dirigido, entre outras matérias. Ao término do processo inicial, os alunos serão submetidos a um método de admissão próprio de cada universidade.

Confira cinco instituições de destaque no Reino Unido:

1 - Universidade de Oxford

Uma das universidades mais renomadas do mundo aceita a nota dos participantes do Enem. Segundo a Universidade do Intercâmbio, em média, 20% dos candidatos estrangeiros são aprovados no rigoroso vestibular de Oxford.

2 - Kingston University London

Além de outras avaliações, Kingston exige o mínimo de 55% de aproveitamento no Enem.

3 - University of Bristol

Brasileiros que já concluíram um ano de graduação por aqui com notas altas, podem participar do processo seletivo de um curso semelhante sem precisar passar pelo Foundation Year. Também é possível optar pelo ingresso em Bristol por meio do treinamento de adaptação.

4 - Birkbeck

Bem parecido ao sistema de seleção de Bristol, Birbeck permite o acesso à universidade por meio do Foundation Year ou pela conclusão do primeiro ano de curso com média geral mínima de 7.5 no Brasil.

5 - University of Glasgow

A mais conhecida da Escócia tem tradição em receber brasileiros. Em Glasgow, além do Enem, diplomas de bacharelado são considerados para o aceite de alunos estrangeiros.

COMENTÁRIOS dos leitores