Veja dicas para abrir e manter o negócio ativo

Especialistas aconselham sobre como evitar os erros mais comuns que levam ao fechamento de empreendimentos

por Lara Tôrres sex, 20/12/2019 - 16:13
Freepik Dados mostram que o Brasil fechou mais empresas formais do que abriu Freepik

Dados apresentados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que ao longo de três anos seguidos (2016, 2017 e 2018), o Brasil fechou mais empresas formais do que abriu. Em 2016 foram 648.474 aberturas contra 719.551 fechamentos, por exemplo. Diante de um cenário econômico que ainda é incerto, muitos empresários podem se sentir inseguros em relação ao futuro de seus empreendimentos.

Para se manter no mercado, o contador e analista de orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Pernambuco, Luiz Nogueira, explica que é importante que os donos de empresas entendam a importância de ter um bom planejamento para os seus negócios, com visão de futuro que lhes permita traçar estratégias, antecipar problemas e minimizá-los.

“O planejamento não é eterno, ele é mutável e deve poder se alterar a todo momento, traduzindo o mercado para corrigir os rumos e atender sempre o cliente”, disse o especialista. Ele também apontou outros detalhes importantes para a saúde do negócio, como a qualificação constante, ouvir atentamente o cliente, manter contato com os fornecedores e atenção à concorrência.

Para o também analista do Sebrae Pernambuco, Vitor Abreu, os empresários devem estar atentos aos indicadores de suas empresas, que ele define como “termômetros” para saber se o empreendimento está indo bem, estagnou ou corre risco de falir. “Alguns dos principais indicadores que devem ser acompanhados mês a mês, são o faturamento, número de clientes, produtos mais vendidos e a rentabilidade do negócio”, afirmou o especialista. 

Confira, a seguir, uma lista com cinco dicas elaboradas pelo analista do Sebrae Vitor Abreu para não levar sua empresa à falência:

Implementar controles financeiros 

O empresário deve utilizar ferramentas como sistemas de gestão e controle financeiro. Isso significa, na prática, fazer um registro diário de entradas e saídas com detalhamento financeiro por produtos, que é apurar o resultado financeiro de cada produto vendido. Com esses controles, o empresário consegue saber se está valendo a pena comercializar aqueles produtos. 

Interagir com o cliente 

É preciso fazer uma sondagem diária com clientes que consomem o produto. Também é importante buscar novos consumidores em potencial, identificando quais são as necessidades que estão sendo atendidas e o que ainda não está satisfatório para que a empresa possa fazer melhorias. 

Acompanhar os sinais do mercado 

É estar atento a tudo que está ao seu redor, desde análise de concorrência até tendências do mercado. 

Presença digital 

Alcançar os clientes pela internet, pois as pessoas vêm adotando o consumo por meios digitais de forma cada vez mais crescente. Assim, as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade. Todo o negócio deve estar na internet, desde a comunicação com o cliente, até o alcance às pessoas e a comercialização do produto ou serviço.  

Ser flexível

Em alguns momentos o mercado pode ficar inviável, sendo necessário mudar de rumo. O empresário tem que perceber e ter coragem de mudar de rota. Essa alteração pode parecer dolorida, mas às vezes é necessária para permanecer no mercado e, às vezes, a insistência na ideia inicial pode levar à falência.

LeiaJá também

--> Sem 'grana' para empreender? Veja onde conseguir dinheiro

--> Caixa lança crédito exclusivo para mulheres empreendedoras

--> O empreendedorismo negro e a relação com a oportunidade

COMENTÁRIOS dos leitores