Enem e certames selecionam 'esquerdistas', diz MEC

Em vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em suas redes sociais, Abraham Weintraub critica concurso da Agência Brasileira de Inteligência

por Camilla de Assis seg, 13/01/2020 - 10:52
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Abraham Weintraub critica Enem e concursos públicos Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse, em um vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em suas redes sociais, que os concursos públicos selecionam pessoas com viés político esquerdista. 

Na gravação, o comandante da pasta critica o certame da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). "Se você ver, é um concurso que tem praticamente nada de matemática e está lá falando de governo estadunidense. Então, na seleção você já seleciona pessoas com viés de esquerda nos concursos, como é o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] (sic)", disse.

Na postagem, o ministro ainda classifica o Ministério da Educação (MEC) com um "colosso". Dos 600 mil funcionários do Governo Federal, 300 mil estão no MEC. Esse corpo aqui está cheio de pessoas que prestaram concurso público e é importante que seja dito como são esses concursos públicos", salientou. 

De acordo com Weintraub, a suposta relação política entre os concursos e os selecionados começou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "A gente está falando de mais de um quarto de século de, continuamente, uma doutrinação que começa de uma forma suave e gradualmente você vai começando a achar o errado normal", finalizou.

Com o título elencado como - Doutrinação e mentiras até nos concursos. - Caso fosse perguntado numa prova: após a saída de João Goulart, em 1964, quem assumiu a presidência da república? Qual sua resposta?", o vídeo foi publicado por Bolsonaro na sua página oficial do Facebook e já conta com 26 mil interações, quase 4 mil comentários e 7,8 mil compartilhamentos. 

Confira abaixo a publicação com o vídeo:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores