Confira os prazos de inscrições dos Sisu, Prouni e Fies

Com a nota do Enem liberada, estudantes podem concorrer a diversos programas que facilitam o acesso ao ensino superior

por Lara Tôrres sex, 17/01/2020 - 11:38
Camilla de Assis/LeiaJáImagens/Arquivo . Camilla de Assis/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na manhã desta sexta-feira (17), as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Com o resultado em mãos, chega o momento dos estudantes se prepararem para concorrer às vagas em instituições de ensino superior. 

Com diversas opções de programas de acesso ao ensino envolvendo o Enem, é importante que os feras se mantenham atentos aos prazos de inscrições, para não perder nenhuma oportunidade. Confira, a seguir, o cronograma dos processos de seleção e financiamento do ensino superior que utilizam a nota do Enem: 

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Voltado para candidatos que desejam ocupar vagas em universidades públicas e institutos federais de todo o território nacional, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite que os participantes do Enem busquem pelas vagas e realizem suas candidaturas em duas opções de curso. 

Para o semestre 2020.1, as inscrições devem ser feitas da próxima terça-feira (21) até o dia 24 de janeiro através do site do Sisu. Lá, os estudantes devem fazer login com o número de inscrição e senha do sistema do Enem. 

Programa Universidade Para Todos (Prouni)

O objetivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) é conceder bolsas totais ou parciais em instituições privadas a estudantes egressos de escolas públicas e de baixa renda. 

Para concorrer, é necessário ter obtido no mínimo 450 pontos em cada prova do Enem, sem zerar a redação. As inscrições devem ser feitas de 28 a 31 de janeiro no site do Prouni. A divulgação do resultado da primeira chamada será realizada em 4 de fevereiro. 

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece opções de financiamento do valor de cursos de graduação para estudantes com renda familiar por pessoa de até cinco salários mínimos. Para concorrer, também é necessário ter feito o Enem e obtido média maior ou igual a 450 pontos nas provas de múltipla escolha, sem zerar a redação. No primeiro semestre de 2020, as inscrições serão realizadas de 5 a 12 de fevereiro no site do Fies

LeiaJá também

--> A nota do Enem saiu: saiba onde e como usá-la

--> Nota do Enem 2019 já está disponível

COMENTÁRIOS dos leitores