A nota do Enem saiu: saiba onde e como usá-la

Confira as opções de programas de acesso ao ensino superior no Brasil e no exterior que o Enem proporciona

por Lara Tôrres sex, 17/01/2020 - 09:16
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Em 2019, o Enem foi realizado nos dias 3 e 10 de novembro Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

As notas dos estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Passada a agitação e o primeiro momento de curiosidade para saber como foi o desempenho, os participantes precisam planejar o que fazer em seguida com a nota obtida. 

Atualmente, o Enem oferece muitas opções para os estudantes, que podem se sentir perdidos em meio a tantos programas de acesso ao nível superior de ensino, com requisitos e prazos distintos. Confira, a seguir, quais são as opções dos estudantes que fizeram o Enem para utilizar a nota em busca de seus objetivos educacionais:

Vestibulares

Várias instituições de ensino têm seus próprios vestibulares, mas os candidatos também têm como opção de ingresso a nota do Enem. Dessa maneira, o estudante faz as provas do exame, apresenta suas notas à instituição e, em caso de aprovação, pode iniciar o curso. 

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes para universidades públicas e institutos federais em todo o país. Para participar da edição do primeiro semestre de 2020, os estudantes precisam ter feito o último Enem e obter nota maior que zero na redação. Para fazer login no sistema, os estudantes devem digitar o número de inscrição e senha do Enem, que podem ser recuperados pela Página do Participante.

As inscrições devem ser feitas a partir da próxima terça-feira (21) até o dia 24 de janeiro através do site do Sisu. Por meio dele, os estudantes poderão pesquisar as vagas, cursos e universidades, concorrer a duas opções simultaneamente e se matricular naquela em que for aprovado. Alunos não classificados podem optar por ficar na lista de espera.  

Programa Universidade Para Todos (Prouni) 

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes egressos de escolas públicas. Há também um critério de renda familiar. Para concorrerem às vagas, os estudantes devem ter feito o Enem e tirar notas maiores que 450 pontos em cada prova, sem zerar a redação. 

As inscrições devem ser feitas de 28 a 31 de janeiro no site do Prouni. A divulgação do resultado da primeira chamada será realizada em 4 de fevereiro e o período de comprovação das informações fornecidas na inscrição vai de 4 a 11 de fevereiro. 

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem por objetivo financiar o pagamento de cursos superiores privados avaliados positivamente pelo Ministério da Educação (MEC) que realizem a adesão ao programa. 

Atualmente, o programa tem duas modalidades: O Novo Fies com juro zero, para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; já o P-Fies tem uma escala de financiamento que varia conforme a renda de cada candidato, para estudantes com renda familiar per-capita de até cinco salários mínimos. 

Para pleitear o financiamento, os estudantes devem ter feito o Enem e obtido média maior ou igual a 450 nas provas de múltipla escolha, sem zerar a redação. No primeiro semestre de 2020, as inscrições serão realizadas de 5 a 12 de fevereiro no site do Fies

Universidades Estrangeiras

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serve para ingresso apenas em universidades brasileiras, mas também abre portas em algumas instituições fora do país. Além das 47 universidades portuguesas que têm um acordo interinstitucional com o governo brasileiro, há universidades em outros países que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.  

LeiaJá também

--> MEC realizará balanço do Enem 2019 na sexta-feira (17)

COMENTÁRIOS dos leitores