Candidata é eliminada do Enem 2019 no lugar de xará

Jovem foi comunicada que teria sido eliminada por uso de celular, mas aparelho que tocou era de outra participante de mesmo nome que estava na sala

qua, 22/01/2020 - 11:15
Arquivo pessoal Rebecca foi eliminada após celular de outra Rebeca ter tocado na sala Arquivo pessoal

Por Aurilene Cândida

A estudante Rebecca Ferreira, 18 anos, realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e teve uma infeliz surpresa. Após verificar o resultado individual, na última sexta-feira (17), a jovem percebeu que teria sido eliminada porque seu celular teria tocado. Então, Rebecca lembrou que durante o segundo dia de prova o celular de uma outra candidata teria tocado, cujo o primeiro nome também é Rebeca. 

Assim que acessou o boletim, a candidata notificou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Como não obteve resposta, a jovem iniciou uma campanha nas redes sociais pedindo para que o instituto corrigisse o problema. 

Nesta terça feira (21), ela disse que teria recebido uma ligação do presidente do órgão, Alexandre Lopes. "O presidente do Inep acabou de me ligar e minhas notas já chegaram", informou pelo Twitter.

Esse não foi o único erro encontrado na correção das provas no Enem. O Inep anunciou que as notas de mais de 6 mil estudantes estariam erradas. Esse erro foi motivado por um problema com a gráfica Valid, contratada em 2019. Com o problema, o Inep analisou, em dois dias, o resultado de todos os 3,9 milhões  participantes.

Segundo o ministro da Educação, Weintraub, o equívoco na correção do exame aconteceu devido à divergência do gabarito com o teste. Ou seja, a prova que o aluno fez foi de uma cor e a correção foi feita com base no gabarito que corresponde a outra cor. Além disso, uma falha mecânica da impressora separou as provas do gabarito. 

Segundo o órgão, os novos resultados já estão disponíveis para consulta na página do candidato, em alguns casos, a diferença entre a nota anterior e a revisada superou 400 pontos (em uma escala de zero a mil).

LeiaJá também

-> Inep diz que erro na nota do Enem "não foi significativo"

-> Enem Digital deve acabar com os erros, garante Inep

-> Apesar de ajuste, estudantes ainda apontam erro no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores