Enem: saiba como se recuperar de uma nota baixa na redação

Entre práticas contínuas, conferência do espelho da redação e estudo do tema, há diversas formas de melhorar a nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio

por Lara Tôrres qui, 20/02/2020 - 10:48
Freepik . Freepik

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma parte muito importante da composição da média geral dos estudantes que desejam uma vaga em cursos de nível superior. Em um país que apresenta deficiências no ensino e cerca de 30% da população é analfabeta funcional, de acordo com dados coletados pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, escrever uma boa redação é um desafio para muitos estudantes. 

Se recuperar de uma nota baixa na redação é um desafio, mas com dedicação e esforço é possível conseguir uma pontuação melhor após um novo ano de estudos. Mariana Pavuna Tupinambá tem 20 anos, mora em Campinas, no interior de São Paulo, fez o Enem três vezes e deseja cursar medicina. Ela conta que estudou em escolas públicas e fazia bons textos, mas nunca tinha aprendido a estrutura textual exigida pelo Enem. 

“Sempre fui uma aluna aplicada, fazia ótimas redações mas nunca me ensinaram a fazer uma redação com as características necessárias para passar, só me ensinaram a escrever em 4 parágrafos. Fiz o Enem em 2015 e em 2016 e minha nota foi por volta de 540”, contou a estudante. 

Os passos para aumentar a nota

Depois de dois anos sem treinar a produção de textos enquanto fazia um curso técnico em enfermagem, Mariana ganhou uma bolsa em um cursinho e voltou a estudar redação. Com as aulas e acompanhamento de professores, a jovem conseguiu uma melhora significativa e até uma aprovação. “Tive dois professores que foram incríveis. Foi uma luta conseguir aprender e entender todos os passos e a sua importância para o texto, mas eu consegui. Ainda não gabaritei, mas tirar 800 já foi uma grande vitória. Consegui uma bolsa pelo ProUni [Programa Universidade para Todos] e vou cursar enfermagem, porém continuarei estudando por conta pra medicina, quero fazer duas graduações”, contou ela. 

Victor Cunha tem 25 anos, é estudante de medicina da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau e fez o Enem cinco vezes até ser aprovado. Ainda como treineiro, em sua primeira redação, o estudante obteve 640 pontos. No terceiro ano do ensino médio e já decidido a se tornar médico, começou a estudar matérias isoladas em cursinhos preparatórios e conseguiu aumentar um pouco sua nota, atingindo 700 pontos. 

Foi depois de começar a se dedicar com mais atenção à redação que as notas de Victor começaram a ter um crescimento expressivo, chegando a 780, 800 e, por fim, a 900 pontos no ano de sua aprovação. Questionado sobre se conduziu seus estudos em direção à melhora da nota, o jovem explicou que o treinamento da escrita e a atenção à teoria de escrita de redações o ajudaram bastante. 

“No começo eu não tinha uma frequência alta de fazer redação. Fazia duas por mês e prestava atenção às aulas para entender, mas não era a pessoa que parava para ler a teoria de redação e tentava aplicar os conhecimentos que eu via em aula. Nesse ano que eu cresci, comecei a fazer redação semanalmente”, afirmou ele. 

O caminho da redação perfeita

Para a professora de linguagens e redação Lourdes Ribeiro, é normal que os estudantes se sintam impactados no primeiro momento em que recebem uma nota baixa, afinal, “ninguém espera passar o ano estudando e não ser aprovado”. De acordo com ela, passado esse momento, é hora de o estudante avaliar o resultado obtido. 

“Autocrítica é sempre bem-vinda e necessária. Acho válida a reflexão: o que eu não fiz ano passado que poderia fazer esse ano? Será que dei o meu melhor mesmo? Poderia me dedicar mais?”, disse a professora. 

Questionada sobre quais aspectos devem ser analisados pelos estudantes, a professora orientou os alunos a começarem observando a argumentação. “A argumentação, em geral, é o maior problema. Ele deve se colocar como leitor/avaliador, porque na hora da produção, o emocional atrapalha bastante. Ao reler, deve se perguntar se realmente os argumentos que usou estão convincentes o bastante. Em seguida, acompanhar as dicas do @vaicairnoenem durante o ano e praticar. A redação do Enem tem uma estrutura padrão. Praticar é a única maneira de fazê-la com êxito”, disse a Lourdes. 

Já a professora Fernanda Bérgamo, que também ensina linguagens e redação, orientou os estudantes a esperar pelo espelho da correção das redações do Enem, que será liberado em 17 de março deste ano, para entender quais foram as competências com maior perda de pontos e, a partir daí, poder se dedicar a corrigir as falhas. Confira, a seguir, um vídeo com mais dicas da professora:

LeiaJá também

--> Mulheres são maioria entre notas 1000 na redação do Enem

--> Enem 2019: 53 candidatos tiraram nota mil na redação

COMENTÁRIOS dos leitores