Nada de folia: feras apostam nos estudos em pleno Carnaval

Preocupados com as matérias cobradas no Enem, estudantes querem aproveitar os dias de folia revisando conteúdos escolares

por Juliana Mamede qui, 20/02/2020 - 17:44
Pixabay . Pixabay

Esperado por muitas pessoas durante o ano inteiro, o Carnaval é uma festa rica em cultura, cores, ritmos, danças, brilho e diversão. É o momento em que brasileiros de diferentes lugares, com diversas formas de pensar, ser e agir, se reúnem em prol do mesmo propósito: se divertir durante os quatro dias de folia. Mas, mesmo em meio a todo esse momento lúdico e encantador, há quem prefira abrir mão da festa para aproveitar outras atividades, a exemplo dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Como proporciona um período de folgas em repartições públicas e privadas, bem como em escolas, o Carnaval pode ser uma época para que estudantes aproveitem o tempo livre em prol da revisão de conteúdos e para colocar as matérias em dia. 

O psicólogo e professor de geografia Dino Rangel acredita que estudar durante a Festa de Momo pode beneficiar os alunos. Segundo o especialista, dessa forma é possível antecipar o aprendizado de alguns conteúdos pedagógicos. “O aluno que estuda no Carnaval tem os primeiros contatos com as disciplinas, com as matérias já estudadas. Então essa é a grande vantagem: ele vai começar a se antecipar com os conteúdos”, comenta o psicólogo. 

A estudante Jéssyca Andrade, de 19 anos, que irá prestar vestibular para medicina, relata que escolheu estudar durante o feriado para revisar algumas disciplinas e dar uma atenção especial àquelas que podem apresentar dificuldade. “É um dos períodos que eu posso rever algumas matérias e dar uma ênfase maior nas que posso ter mais dificuldade”, conta a vestibulanda. 

As pessoas que vão estudar no Carnaval precisam também reservar um tempo para descansar. “O aluno muitas vezes é oito ou oitenta. Ele só faz estudar, ou só faz brincar. Em todo feriado, é importante que o aluno saiba dividir o tempo. Ele tem que estudar, mas tem que se divertir", orienta o psicólogo. 

Ainda de acordo com o especialista, equilibrar os momentos de diversão com a hora de estudar é importante para a produção orgânica de hormônios que podem estimular e dar tranquilidade aos estudantes. Dessa forma, os candidatos podem se sentir motivados e manter o ritmo da prepração pedagógica. “Se o aluno colocar na cabeça que precisa só estudar, isso pode criar um nível de tensão fortíssimo para a prova dele”, complementa o psicólogo em forma de alerta.

Sobre o roteiro de estudos a ser seguido nos dias de folia, a socióloga e pedagoga Érica Mota diz que existem estratégias de aprendizado que merecem a atenção dos alunos. “Quando você tem mais tempo disponível, é interessante que comece pelas disciplinas que você sente mais dificuldade, porque não há a pressão do tempo sobre aquilo que cobra mais de você”, diz a pedagoga.

“Se eu tirei muitos dias de folga, é interessante, até por uma questão lógica, que eu utilize esse tempo sem a pressão de começar agora e terminar agora. Como é um tempo só seu, e farto, utilize para o estudo daquilo que você precisa dedicar-se mais”, acrescenta Érica. 

O psicólogo Dino Rangel também destaca a importância das pausas durante o período de estudos. “Se o estudante consegue fazer intervalos, ele vai ficar tranquilo, porque vai ter a consciência de que está fazendo o seu dever. Ele está descansando e, ao mesmo tempo, está estudando. Como também o contrário: ele está estudando, está produzindo e, ao mesmo tempo, está descansando”, frisa.

A estudante Kelita Vitória, de 18 anos, que irá prestar vestibular para direito, pretende dividir seu tempo no Carnaval, reservando momentos para estudar. “Terei mais tempo para colocar as matérias atrasadas em dia e mais tempo para descansar”, comenta.

LeiaJá também

--> Inscrições abertas para cursinho popular voltado ao Enem

COMENTÁRIOS dos leitores