Após o Carnaval, intercâmbio é a meta de muitos estudantes

Confira uma lista com os países mais procurados, além de preços cobrados, em média, pelas agências de intercâmbio

por Ruan Reis qua, 26/02/2020 - 15:13
Freepik . Freepik

 

Passadas as festividades carnavalescas no Brasil, atividades educacionais tornam-se a a meta de muitos estudantes. Intercâmbio é uma dessas atividades. Antes da viagem dos sonhos, porém, é necessário realizar um planejamento cuidadoso e que mostre, por exemplo, se é viável trabalhar e estudar no país de origem. 

Levantamento feito pela Belta, Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, revelou que entre os anos de 2016 e 2018, os números de brasileiros a procura de intercâmbio cresceu positivamente. A conclusão pode estar ligada ao interesse das pessoas em procurar melhores condições educacionais e profisisonais no exterior.

Segundo a pesquisa, em 2018, dentre os 18 países de maior interesse, os três destinos mais procurados são o Canadá (24,4%), Estados Unidos (EUA) (19,5%) e Reino Unido (9,9%). Já em relação aos países de língua latina, a procura se concentra na Espanha (3,5%), Argentina (2,3%) e México (1,2%). 

Josias dos Santos, pós-graduando em auditoria e controladoria, conta como foi fazer um intercâmbio durante a graduação na Universidad Del Desarrollo, no Chile. “Participar dessa experiência foi incrível e com certeza foi um divisor de águas em minha vida. O crescimento que obtive foi gigante, tanto no sentido acadêmico quanto pessoal”, relata o estudante.

Ele ainda elogia as experiências em países de língua latina. “O bom de realizar um intercâmbio em um país de língua latina é a facilidade que temos em aprender o idioma. No entanto, às vezes essa facilidade acaba se tornando uma armadilha, pois existem palavras que se escrevem da mesma forma, porém têm significado totalmente diferente. Logo, se você vai falar sem conhecer, acaba pagando alguns micos", finaliza Josias.

De acordo com a Belta, as pessoas que desejam fazer um intercâmbio para países de língua latina procuram aprender o idioma com um custo mais facilitado. A Associação ainda ressalta que nesses países há oportunidades de crescimento, além de universidades de qualidade com oportunidades de bolsas.

Cidade do México, capital do país conhecida pela barroca Catedral Metropolitana de México

Orçamentos na palma da mão

Para facilitar a vida dos estudantes, sites de intercâmbio concedem orçamentos online, mostrando desde o destino até as oportunidades que cada país oferece. O 'E-Dublin - Plataforma online' direciona os estudantes para agências de intercâmbio, concede orçamentos e dá algumas dicas para quem deseja viajar. 

Confira a seguir uma lista com uma média de preços:

Vancouver, cidade portuária do Canadá famosa também pelas produções audivisuais

Como planejar o intercâmbio?

Maura Leão, especialista em intercâmbio e presidente da Belta, concede aos interessados em viajar algumas dicas para se planejar:

Estabeleça os seus objetivos com o intercâmbio

Essa dica parece meio óbvia, porém há diversos tipos de intercâmbio e períodos de duração. Curso de idioma, graduação no exterior, curso de idioma combinado com trabalho temporário, High School, Curso profissional, entre outros. Ou seja, ter as metas traçadas com o que se pretende “colher” com o intercâmbio é bem relevante. Escreva os seus objetivos, pode ser: crescer na própria empresa e /ou trocar de emprego, aprender um idioma diferente do inglês, ter contato com outras culturas e etc. Segundo a pesquisa da Belta, 84,7% dos intercambistas tiveram como resultado do programa o aperfeiçoamento nos idiomas, seguido de conviver com outra cultura, e  ter se conhecido melhor. Ter as suas metas transparentes facilitará na escolha do melhor programa de intercâmbio.

Se planeje financeiramente

Estabeleça um período para juntar o aporte necessário para a realização do intercâmbio. Lembre-se de colocar 10% a mais do gastos planejados para imprevistos que podem ocorrer durante o trajeto. Segundo a pesquisa da Belta, 28% dos estudantes embarcaram com uma quantia entre 5 e 10 mil reais e 57,4% tem como potencial fonte financiadora a poupança própria. Logo, vale pesquisar o custo de vida do destino e mais do que isso checar o período que o “seu bolso”consegue fazer o intercâmbio.

Pesquisar é a chave do sucesso

Segundo a pesquisa da Belta, 34,9% dos intercambistas viajaram para locais que os amigos já foram. Além da opinião de colegas e familiares busque informações extras sobre o país, moeda, costumes, e etc. Vale os portais e impressos crédulos (cuidado com as fake news), às feiras de intercâmbio que acontecem durante todo o ano em vários estados brasileiros, entre outros.

Escolha uma agência segura

Quantas vezes ligamos o noticiário e nos deparamos com histórias de pessoas que foram lesadas e não embarcaram para fazerem o intercâmbio já pago. Escolher a agência certa pode ser um desafio e para facilitar aos estudantes, a Belta só certifica com o seu selo agência confiáveis em termos financeiros e éticas. Há 27 anos, a associação disponibiliza no seu site a lista das agências que têm agentes de atendimento Belta, treinados e com vivência no exterior. Acesse: www.belta.org.br

Atenção ao seguro saúde

Imagine você arcando com a viagem dos seus sonhos e acaba torcendo o tornozelo ao chegar no país escolhido, ou mesmo quebrar um braço no avião e etc. Imprevistos acontecem e por isso contratar um seguro saúde é essencial. Inclusive há países que não permitem a entrada de estudantes sem o seguro saúde. O serviço mais vendido pelas agências de intercâmbio foi o seguro saúde em 2018. Esse quesito responde por 6.715 pontos, segundo a pesquisa da Belta, seguido por assessoria de vistos e emissão de passagens aéreas.

COMENTÁRIOS dos leitores