Curso ensina automaquiagem para mulheres cegas

O curso é gratuito e será ministrado na próxima segunda-feira (2)

por Lara Tôrres sex, 28/02/2020 - 17:40
Freepik . Freepik

A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), órgão do Governo da Paraíba, está oferecendo 25 vagas para o 'Beleza Sensorial', curso gratuito de automaquiagem para mulheres cegas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do WhatsApp (83) 98878-6333. 

A aula será ministrada na próxima segunda-feira (2), às 9h, pelos maquiadores Emanuel Pontes e Rosângela Araújo, na Rua Dr. R. Orestes Lisboa, sem número, bairro Pedro Gondim, em João Pessoa. As alunas devem levar seus próprios kits de maquiagem. 

“Com base no conhecimento das linhas e desenho do próprio rosto, vamos trabalhar nelas o domínio das técnicas iniciais de maquiagem até que comecem a se sentir seguras no manuseio dos pincéis e paletas”, disse o maquiador Emanuel Pontes. “Vamos dar ênfase à preparação da pele e usar os materiais e pincéis corretamente. Pelo tato e cheiro, as alunas vão aprender a identificar os produtos. Mais importante do que acertar a composição de primeira é criar um ambiente de acolhimento entre elas”, afirmou. 

A pedagoga Heloisa Helena Tomaz ficou cega aos 41 anos em razão do diabetes. Vaidosa, ao perder a visão, ela conta que se deparou com uma falta de representatividade da feminilidade e beleza das mulheres com deficiência visual ou baixa visão. “Me deparei com o estereótipo da mulher cega: a que veste cores neutras, anda de cabeça baixa, cabelos presos e bengala. É como se faltasse na mídia um modelo que soubesse espelhar a nossa feminilidade”, afirmou ela, que é fã de batom vermelho e unhas feitas, mas tem dificuldades para maquiar a pele e olhos. 

Analice Lopes tem 21 anos, é estudante de letras, começou a perder a visão aos oito anos e aos 15 estava totalmente cega. Vaidosa desde pequena, ela nunca abriu mão do delineador nos olhos. “Ando sempre com pó, corretivo, base, lápis e lenços demaquilantes na bolsa. Acho que o papel da maquiagem serve mais para realçar traços do que esconder falhas”, disse a jovem.  

*Com informações da assessoria de imprensa

LeiaJá também

--> Curso de mecânica gratuito para mulheres recebe inscrições

--> SP tem 450 vagas em curso de Tecnologia da Informação

COMENTÁRIOS dos leitores