PCR começa distribuição dos kits de alimentação

Os mais de 90 mil kits que estão sendo distribuídos por semana equivalem a 270 toneladas de alimentos

qua, 18/03/2020 - 16:58
Daniel Tavares/PCR . Daniel Tavares/PCR

A Prefeitura do Recife, tendo como objetivo a segurança alimentar de mais de 90 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, que começaram o recesso escolar nesta quarta-feira (18) como ação preventiva para combater a propagação do novo coronavírus, começou a distribuição de kits alimentares. Recebem os alimentos pais/responsáveis ou alunos de anos finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas locais.

Os mais de 90 mil kits que estão sendo distribuídos por semana equivalem a 270 toneladas de alimentos. Além disso, os estudantes estão recebendo material pedagógico para ajudar no seguimento dos estudos em suas casas e um kit limpeza.

O Comitê Municipal de Resposta Rápida para o Coronavírus já divulgou, até o momento, 91 ações de contenção a respeito da propagação do novo coronavírus. “Recife é a primeira unidade da Federação que, ao suspender as aulas, priorizou a segurança alimentar do corpo estudantil através de esquema de logística para distribuição de merenda para crianças e jovens”, destacou o secretário de Educação do Recife, Bernardo de D’Almeida. Entre as ações aplicadas estão o fornecimento dos kits nos horário de aula nos quais os estudantes estão matriculados, demarcação do chão com o intuito de que os pais se ordenem em fila e fiquem numa distância mínima de um metro entre eles e fornecimento de senhas para a retirada dos kits no horário de aula dos alunos na escola em que estão matriculados a fim de que não aconteçam aglomerações.

Os kits fornecidos nesta quarta-feira são equivalentes a quatro dias de aula. No kit, há alimentos como cereais, lacticínios, frutas, entre outros. Além disso, estará também uma sugestão de cardápios com o objetivo de guiar os pais sobre as refeições que podem ser ofertadas com os itens de maneira balanceada.

“Essas ações da Prefeitura são muito importantes tanto para a saúde como também financeira, porque muitos pais não têm condições de dar o alimento em casa. Eu mesma estou desempregada e esse suporte vai me ajudar muito”, disse Catia Rosa, mãe do estudante Pedro Henrique, do 5º ano da Escola Municipal Santo Amaro.

Para os estudantes de creches e escolas integrais, a Prefeitura do Recife, além desses alimentos, concedeu uma cesta básica para os pais que podem fazer merenda quente. Os kits alimentares estão sendo arrumados por nutricionistas, que privilegiam o valor nutricional e a facilidade das refeições com o intuito de que o alimento chegue com a melhor qualidade aos alunos.

“A gente montou os kits de lanche visando atender as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e, ao mesmo tempo, que seja um lanche prático para que eles possam se alimentar em casa. Os kits contêm frutas para fortalecer o sistema imunológico das crianças, além de proteínas e carboidratos. Conseguimos manter um cardápio balanceado, com os três grupos de alimentos”, disse a nutricionista Magda Diniz.

Da semana que vem em diante, o fornecimento dos kits será realizado na terça-feira e equivalente a cinco dias de alimentação escolar. A começar da próxima semana, os fornecimentos serão realizados sempre às terças-feiras durante o período em que as aulas estiverem suspensas.

Material Pedagógico - Nesse período, os estudantes da rede de ensino do Recife receberão semanalmente orientações pedagógicas de livros, jogos didáticos, aplicativos educativos, fichas de atividades e outros encaminhamentos que auxiliarão na continuidade dos estudos em suas residências. Nessa primeira semana, os estudantes receberam a indicação do Catálogo de Aplicativos e Sites Assistivos, que traz uma seleção de jogos, softwares e interfaces digitais para serem utilizadas em celulares, tablets, notebooks e computadores em geral, todos gratuitos. São atividades que contemplam estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e EJA.

Com informações da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores