Agências do Trabalho de PE fecham por tempo indeterminado

O atendimento ao trabalhador será interrompido a partir de segunda-feira (23)

por Lara Tôrres sex, 20/03/2020 - 15:31
Pedro Ventura/Agência Brasil . Pedro Ventura/Agência Brasil

As Agências do Trabalho de Pernambuco vão interromper completamente suas atividades a partir da próxima segunda-feira (23) para contingência da Cvid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. A medida valerá tanto para as unidades localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR) quanto no interior do Estado.

O período de atendimento já estava reduzido nas agências da Rua da Aurora, no Centro do Recife, e de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Havia também uma série de medidas de prevenção adotadas pelos funcionários e orientações de seguranças direcionadas ao público que buscava os serviços de apoio ao trabalhador. No entanto, de acordo com a Secretaria de Emprego, Trabalho e Qualificação (Seteq), “mesmo com todo o esforço dos órgãos de saúde e das orientações nas agências para que as pessoas não se aproximassem, nem sempre o sucesso foi de 100%”.

Os servidores foram orientados a permanecer em suas casas com parentes próximos e de sobreaviso para a possibilidade de ser necessária a realização de trabalho remoto. Segundo uma nota enviada à imprensa pela Seteq, o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão, sugeriu que os trabalhadores façam o cadastro para vagas de emprego no Portal Emprega Brasil durante a suspensão do atendimento presencial.

No caso do seguro desemprego, a secretaria afirma que a opção mais viável é o trabalhador baixar, no celular, o aplicativo de Carteira Digital do trabalho, que tem uma aba específica sobre o seguro. Quem já possui cadastro e baixou o aplicativo SINE FÁCIL também pode receber vagas por lá. “Pedimos a compreensão dos trabalhadores, mas a gente entende que a preservação da vida, neste momento em que há riscos grandes de transmissão do COVID-19, é prioridade. Quando toda esta fase passar, voltaremos a dar suporte nas agências aos trabalhadores com todo o empenho de sempre”, disse o secretário Alberes Lopes.

LeiaJá também:

--> Como se organizar e ser produtivo no home office

--> Trabalho home office levanta alerta para segurança digital

COMENTÁRIOS dos leitores