Bares e restaurantes estimam 3 milhões de demissões

Associação do setor teme colapso diante da pandemia do coronavírus

por Lara Tôrres sex, 20/03/2020 - 19:49
Pixabay . Pixabay

A crise sanitária causada pela Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), tem afetado a vida das pessoas de diferentes maneiras no Brasil e ao redor do mundo, tanto pelo perigo do crescimento no número de casos quanto pelas medidas necessárias para conter o avanço da doença. Um dos impactos mais fortes e que normalmente chega rápido em cenários críticos é econômico.

Com a redução da circulação de pessoas e as restrições a aglomerações, bares e restaurantes precisaram fechar ou restringir seus serviços, realidade que, segundo Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), pode levar o setor ao colapso. Ele prevê uma maré de demissões nos próximos dias.

A estimativa é que até 3 milhões de pessoas sejam demitidas, número que corresponde a quase metade das vagas disponibilizadas pelo setor, nos próximos 40 dias. “Não dá para o estado continuar achando que o mercado vai se ajustar. Agora tem que ter a mão forte do estado para salvar o pequeno empresário do Brasil", disse Paulo, que afirma ter havido uma redução de 30 a 70% no faturamento de bares e restaurantes de algumas cidades.

O presidente da Abrasel esteve reunido com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), na última segunda-feira (18), para falar sobre o problema e pedir que o governo federal adote medidas para reduzir os danos causados pelo vírus. Segundo nota divulgada pela Associação, na reunião Bolsonaro encomendou um estudo sobre a questão à área econômica do governo.

COMENTÁRIOS dos leitores