Acordo assegura empregos na área do turismo em SP

Medida vai proteger um milhão de trabalhadores que atuam em hotéis, restaurantes, pousadas e bares

por Alex Dinarte seg, 30/03/2020 - 16:13
Wikimedia Rede hoteleira movimentou cerca de R$ 7,81 bilhões em 2019 Wikimedia

Um acordo assinado entre seis entidades ligadas à classe trabalhadora e aos empregadores trouxe boas notícias para o segmento alimentício e turístico do estado de São Paulo. Em meio à pandemia de Coronavírus o setor, que pode perder até 80% do movimento, decidiu  que hotéis, restaurantes, pousadas e bares não poderão realizar demissões de funcionários que atuam nesse tipo de estabelecimento.

Além de permitir que os empresários  optem por dar férias coletivas ou individuais aos trabalhadores sem prévio aviso, o acordo também flexibilizou a forma de as empresas pagarem o recesso dos funcionários. Para assegurar o emprego de todos, os estabelecimentos poderão reduzir as jornadas e salários em 25% durante os próximos quatro meses.

Outra medida da tratativa é a possibilidade de suspender os contratos por até 120 dias. Nesta opção, o colaborador receberá um abono mensal superior a 50% do piso salarial da empresa. De acordo com a Secretaria de Turismo e os sindicatos patronais das categorias do setor, a medida preservará um milhão de empregos diretos.

COMENTÁRIOS dos leitores