Contra crise, projeto aproxima consumidores e comerciantes

Plataforma 'No Bairro Tem!' pode ser utilizada de maneira gratuita

por Maya Santos seg, 30/03/2020 - 14:21
Pixabay Plataforma pode ajudar empreendedores Pixabay

Devido ao isolamento social, em razão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, professores e estudantes do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançaram o projeto “No Bairro Tem!”. A iniciativa é uma plataforma digital que aproxima consumidores e comerciantes da Região Metropolitana do Recife (RMR).

O projeto é uma iniciativa voluntária, coordenada pelo doutor e professor Fábio Mascarenhas, que conta que percebeu a movimentação de comerciantes locais via redes sociais, no entanto as informações ficavam dispersas dificultando o acesso aos produtos ou serviços oferecidos. “Em princípio, a ideia seria um aplicativo, mas isso demandaria tempo e dinheiro. Foi quando Reginaldo Neto, aluno do curso de gestão da informação, sugeriu usar o Progressive Web App, uma metodologia de desenvolvimento de página web similar a aplicativo para celulares”, explicou o coordenador.

Visando facilitar a vida econômica nos bairros, o projeto faz com que os donos de pequenos negócios possam cadastrar as informações do empreendimento, bem como produtos ou serviços disponíveis, de forma gratuita. Dessa maneira, os consumidores podem escolher e buscar o que interessar nesses estabelecimentos, gerando renda e mantendo empregos na localidade.

O acesso para navegação de consumidores será liberado nesta terça-feira (31). Já os comerciantes têm acesso para realizar os cadastros, podendo ser pelo computador ou pelo celular. “Estamos unidos de forma solidária para contribuir com a sociedade por meio daquilo que a universidade mais tem a oferecer: o saber”, concluiu Mascarenhas.

COMENTÁRIOS dos leitores