Governo alemão premia jovens pesquisadores de todo o mundo

Anualmente, o prêmio contempla 25 jovens estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado

por Lara Tôrres ter, 07/04/2020 - 15:15
Pixabay . Pixabay

O prêmio Green Talents - International Forum for High Potentials in Sustainable Development (Fórum Internacional de Projetos com Alto Potencial para o Desenvolvimento Sustentável) 2020, promovido pelo Governo da Alemanha para contemplar jovens talentos de todo o mundo na pesquisa voltada ao desenvolvimento sustentável em todas as áreas do conhecimento, está com inscrições abertas. O prazo segue até 9h, pelo horário de Brasília, do dia 19 de maio, através do site de inscrições do prêmio.

Anualmente, o prêmio contempla 25 jovens estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de jovens profissionais com até três anos de experiência profissional (exceto na área da educação) com forte foco em desenvolvimento sustentável com domínio do inglês e notas acima da média para desenvolver seus projetos de pesquisa na Alemanha. Os pesquisadores selecionados pelo júri, que é composto por especialistas alemães, ganham um convite para participar de um fórum científico por duas semanas na Alemanha, com todas as despesas pagas e acesso a instituições de pesquisa e ciência.

Durante a visita, os pesquisadores contemplados pelo prêmio poderão apresentar os seus trabalhos pessoalmente, por meio de reuniões individuais com os especialistas de sua escolha para discutir oportunidades futuras de pesquisa e cooperação, três meses de permanência financiada em uma instituição de ensino de sua escolha e acesso à rede dos alunos do prêmio, que também atuam na área de desenvolvimento sustentável.

Até 2020, quando realiza sua 12ª edição, o Green Talents já premiou 19 brasileiros. Em 2019, Luisa Cortat Simonetti Gonçalves Coutinho, 31 anos, doutoranda de dupla titulação em Direitos e Garantias Fundamentais, pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), e em Direito Internacional Ambiental, pela Universidade de Maastricht (Holanda), teve destaque com um projeto analisando iniciativas legislativas, privadas e corporativas, para reduzir a poluição plástica nos oceanos. Já o projeto de Marcelo Menezes Morato, 24 anos, teve foco no controle e na supervisão de microrredes renováveis baseadas na Indústria da cana-de-açúcar brasileira, averiguando como este setor poderia viabilizar a geração de energia usando seus bio-resíduos (bagaço, palhiço, vinhaça) combinados a sistemas renováveis externos (painéis fotovoltáicos e turbinas eólicas).

COMENTÁRIOS dos leitores