IFES lança 'Oficina 4.0' para capacitar estudantes

Os estudantes serão capacitados em pensamento computacional, empreendedorismo, inovação, gestão de projetos e projetos de inovação tecnológica

por Ruan Reis qua, 03/06/2020 - 15:39
Freepik . Freepik

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) lançou um edital para o Programa Novos Caminhos, que pretende implementar capacitação para estudantes em 15 instituições de ensino da rede federal. O edital para a seleção de propostas já está disponível e as instituições interessadas em participar poderão se inscrever a partir do dia 8 de junho por meio do site da iniciativa.

O programa de capacitação, denominado “Oficinas 4.0”, deverá ter início em novembro deste ano, com uma duração de dez meses. Conforme o edital, as instituições vão receber equipamentos, material de consumo e didático, além de recursos para pagamento de bolsas aos participantes. A iniciativa está sendo executada pela parceria do IFES e sua fundação de apoio.

Os estudantes serão capacitados em pensamento computacional, empreendedorismo, inovação, gestão de projetos e projetos de inovação tecnológica, além de outros temas optativos. Para poderem desenvolver as oficinas, os professores das instituições selecionadas serão capacitados na metodologia específica das qualificações.

Um dos docentes do programa, o professor Rodrigo Varejão destaca que, na capacitação, os estudantes têm oportunidade de aplicar novas tecnologias que nem sempre estão no escopo de seus cursos, mas que já vêm sendo usadas pelo setor produtivo. “O ensino, a pesquisa e a extensão ocorrem de forma articulada e aplicada a uma demanda real de um parceiro. Isso provoca diversos desafios aos alunos, que podem então desenvolver e acelerar seu talento”, explica.

COMENTÁRIOS dos leitores