Dia dos Namorados: empreender pode ser sinônimo de sucesso

Empreendedores revelam como estão se reinventando e apostando em novidades para garantir uma boa renda

por Ruan Reis qui, 11/06/2020 - 16:11
Freepik O Dia dos Namorados pode ser uma oportunidade de ganhar renda extra Freepik

Como diz o velho ditado, “O amor está no ar” e não há como negar que qualquer desculpa é válida para surpreender o "amor da sua vida", principalmente no Dia dos Namorados. Nesta sexta-feira (12), mesmo com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, muitos casais estão se reinventando para surpreender seus parceiros a distância.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Namorados é a sétima data comemorativa mais importante no calendário do varejo brasileiro. Porém, neste ano, estima-se uma queda de 43% nas vendas por causa da pandemia. Pensando nisso, empreendedores estão se reinventando e apostando em novidades para garantir uma boa renda.

A microempreendedora Marina Lima, dona do pequeno negócio virtual Em forma de Doce, diz que para se reinventar entrou em parceria com sua irmã para diversificar o produto e conseguir vender ainda mais no Dia dos Namorados. 

“A minha irmã trabalha com artigos personalizados como quadros, blusas, cartões e lettering. Fizemos uma parceria na qual ela produz os personalizados e eu os doces. O cliente escolhe os produtos e personaliza o cartão a sua maneira. Além disso, para atender melhor os clientes e conseguir vender ainda mais, começamos a fazer entregas”, contou.

Mariana Lima comemora o sucesso na produção das caixas de presentes encomendas para o Dia dos Namorados. “Na primeira semana que começamos a divulgar nossos produtos esgotamos algumas caixas de presentes, principalmente as que são mais em conta, pelo fato de ter um valor bem acessível e caber no bolso do cliente mesmo diante das dificuldades que enfrentamos”, falou.

Em entrevista ao LeiaJá, a empreendedora Amanda Tavares, dona da loja de roupas on-line SrtaManalu, conta seu segredo para levantar uma renda neste Dia dos Namorados. “Ao finalizar a compra, estou pedindo uma foto do casal e revelando em polaroid junto com uma frase escolhida pelo(a) namorado(a). Alguns estão escrevendo cartinhas e pedindo para colocar junto com os pedidos. As cartas escritas à mão dão uma importância maior ao momento, eu acho o máximo”.

A empreendedora ainda revela outra estratégia: “Para o Dia dos Namorados, também fiz vale compras para aqueles que não conseguem escolher ou tem medo de errar o presente. Por exemplo, eles definem um valor e dão de presente”, conclui.

Amanda Tavares usa personaliza os presentes para o Dia dos Namorados / Foto: Cortesia

Dicas para vender no Dia dos Namorados

“Com todo o cenário que estamos vivendo, é preciso criatividade para mostrar vantagens, sair do óbvio e fazer o cliente pensar em novos produtos como possíveis presentes. É interessante mostrar que existem alternativas aos presentes tradicionais, como flores e chocolates", alerta um nota divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O analista do Sebrae, Danilo López fala, ainda, que o Dia dos Namorados significa para o comércio, mesmo em tempos de pandemia. “Como todo evento sazonal, ele representa um gatilho de compra e cria um conceito que impulsiona as pessoas a relembrarem o amor. Não há confraternização humana que não envolva comes e bebes, emoções, eventos, por isso podemos ver como uma oportunidade de monetização, de se relacionar com os clientes e atrair novos consumidores”.

Em entrevista ao LeiaJá, López listou cinco dicas de como os empreendedores podem vender ainda mais neste Dia dos Namorado mesmo durante a pandemia; confira:

1 - Pense em como agregar valor ao produto/serviço, o cliente quer ser surpreendido. Qualidade ainda é o primeiro na escolha dos clientes, pense em como superar suas expectativas.

2 - Se adapte ao meio que lhe envolve. Se o cliente gosta de comprar pela internet, você tem que ser um e-commerce, já se ele gosta de acompanhar a entrega, você precisa trabalhar com terceirizados que disponibilizem rastreio. Seja criativo e dinâmico para acompanhar as constantes mudanças do mercado.

3 - Não faça nada somente no impulso. Sem planejamento, você acaba se perdendo na gestão e não otimiza seus esforços. Pense em fazer um modelo e um plano de negócio, pois isso vai te ajudar a colocar a ideia no papel e estruturar o seu projeto de empreendimento.

4 - Se lembre que o poder de compra caiu e que muitos estão com recursos limitados, por isso pense também em produtos que tenham uma boa margem de lucro, para você poder criar promoções que chamem atenção através da proposta: custo-benefício.

5 - Se organize e se antecipe. Não deixe para divulgar em cima da hora, crie marketing de conteúdo e fortaleça suas mídias sociais. Não reponha o estoque quando os preços já subiram, fique atento às tendências e seja precavido, não vá deixar faltar o que o cliente mais gosta.

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