Entrevistas em vídeo: 5 gafes que devem ser evitadas

Processos seletivos virtuais ganharam força durante a pandemia do novo coronavírus

por Ruan Reis qui, 18/06/2020 - 17:18
Freepik . Freepik

Assim como o trabalho home office tem sido a melhor maneira de não parar as atividades, as entrevistas por vídeo otimizam o tempo, facilitam o recrutamento de novos profissionais e mantém a segurança neste período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Em tempos de crise no mercado de trabalho, ter um jogo de cintura pode ser um grande diferencial na hora das seleções.

Além de ter uma alta capacidade de adaptação, as empresas estão procurando nos candidatos flexibilidade e habilidade com as ferramentas de tecnologia. É o que explica Amanda Buarque, coordenadora de Recursos Humanos (RH) do grupo Ser Educacional.

Em entrevista ao LeiaJá, Rebeca Morais, psicóloga e especialista em Recursos Humanos, listou cinco gafes que não devem acontecer em entrevistas de emprego feitas por vídeo. Confira:

1 - Chegar atrasado na entrevista virtual

Por incrível que pareça, também temos aqueles que se atrasam para processos seletivos on-line. O ideal é sempre que possível se conectar com um pouco de antecedência, até para poder checar se os equipamentos estão todos funcionando. Muitas vezes os atrasos se dão porque os candidatos não têm domínio da ferramenta utilizada pelo recrutador e, em cima da hora, não conseguem ficar on-line e acabam perdendo tempo, o que poderia ser evitado se o candidato se antecipasse.

2 - Ter linguagem corporal inadequada, gestos e posturas impróprias 

Os recrutadores também estão de olho nessa linguagem corporal mesmo através do vídeo.

3 - Deixar o microfone aberto e vazar áudio impróprio

É importante sempre ficar atento a esse ponto para não aparecerem conversas paralelas com os filhos, por exemplo. Ou deixar o microfone aberto e ficar falando o tempo todo sem dar espaço para outras pessoas falarem, caso seja uma entrevista em grupo.

4 - Aparecer com o dress code inapropriado

Pode parecer clichê, mas existe uma forma que você irá se vestir para uma entrevista por vídeo. O candidato muitas vezes esquece que os recrutadores irão vê-los, mesmo que por vídeo, e não se vestem de forma adequada.

5 - Locais inadequados para a entrevista

Acontece de o candidato não está atento a isso e escolhe locais com bastante ruídos ou próximos ao banheiro, por exemplo, e os recrutadores terminam vendo todo movimento dentro da casa do candidato. Por isso, escolha o local na sua casa mais adequado para a entrevista.

COMENTÁRIOS dos leitores