Capes oferece 75 mil vagas em cursos a distância

Capacitações são nas áreas de português, matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

por Camilla de Assis seg, 29/06/2020 - 17:03
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com 75 mil vagas abertas para os cursos de capacitação a distância em português, matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As inscrições foram prorrogadas e, agora, os candidatos podem realizá-las até o dia 24 de julho. As oportunidades são distribuídas em 25 mil vagas por curso.

Os cursos são gratuitos e destinados aos alunos de graduação, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e concluintes do ensino médio. Os conteúdos dos cursos foram revisados e atualizados por especialistas de cada área. Todas as capacitações têm duração de 60 horas e são certificadas pela Capes.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um cadastro na Plataforma Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). "Os cursos são atualizados, com disciplinas fundamentais e trazem a abordagem das tecnologias no ensino e aprendizagem”, afirma Benedito Aguiar, presidente da Capes.

No curso de português, os estudantes poderão conferir conceitos básicos de texto, processos e desafios da leitura e da escrita, além de interpretação e de escrita no meio acadêmico. Os módulos e conteúdo podem ser conferidos na página virtual disponibilizada pela Capes.

Dividido em nove módulos, a capacitação em matemática é focada em questões fundamentais da disciplina e pretende dar apoio técnico aos alunos e desencadear reflexões que servirão de base e fundamentação tanto para aprendizagens subsequentes quanto para desenvolver as produções de pesquisa, ensino, extensão e inovação, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Veja mais detalhes do curso aqui.

Já o curso de TCIs é composto por cinco módulos. São eles: O estudante de EaD: como se organizar para os estudos em ambiente virtual de aprendizagem, Sociedade em rede, Educação a Distância, Mídias na educação e Evolução tecnológica: computadores e dispositivos móveis. O conteúdo completo está disponível aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores