Fim da espera: MEC anuncia datas das provas do Enem

Com mais de 5 milhões de inscritos, Enem seleciona estudantes para universidades públicas

por Nathan Santos qua, 08/07/2020 - 17:15
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

As datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – edição 2020 - foram, enfim, anunciadas oficialmente. Após reclamações de estudantes e críticas de professores quanto à organização do processo seletivo, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou, nesta quarta-feira (8), que as provas serão realizadas nos seguintes dias: 17 e 24 de janeiro (Enem impresso) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (Enem Digital).

A reaplicação será nos dias 24 e 25 de fevereiro e o resultado está previsto 29 de março. Segundo a organização do Exame, 5,8 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2020. Desse total, mais de 96 mil participantes farão a prova digital, enquanto a maioria optou pela versão impressa.

Problemas

Inicialmente, as provas do Enem estavam previstas para novembro de 2020, porém, diante da pandemia do novo coronavírus, candidatos e professores pressionaram o MEC em prol de um adiamento. O Ministério resolveu, então, realizar uma enquete com os estudantes inscritos, apresentando opções de datas para uma possível aplicação da seleção.

No dia 1º de julho, o MEC e o Inep divulgaram o resultado da enquete, em que a maioria dos inscritos escolheu a realização do Exame em maio de 2021. Apesar da escolha, o Ministério da Educação, na época, não confirmou o calendário, fato que gerou críticas entre os candidatos.

LeiaJá também

--> Sisu já registra quase 390 mil inscrições

--> Conselho propõe que escolas evitem reprovar em 2020

COMENTÁRIOS dos leitores