UFPE lança edital de pesquisa científica para ensino médio

Também há oportunidades para estudantes do ensino superior

por Aurilene Cândida qui, 09/07/2020 - 10:28
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Editais contemplam estudantes de níveis médio e superior Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou os editais 2020-2021 do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). Inscrições podem ser realizadas até o dia 17 deste mês. 

As candidaturas serão feitas em duas etapas: preenchimento do formulário de inscrição eletrônica, disponível na internet, e envio da documentação comprobatória via Sipac. Todas as propostas devem conter um projeto de pesquisa elaborado pelo professor proponente para o aluno.

Os candidatos a orientadores, dentre outros requisitos, devem ser professores da UFPE. É preciso ter título de doutor ou livre docente no caso do Pibiti. Já para se candidatar ao Pibic Ensino Médio, é exigido título de mestre ou perfil científico equivalente.

O aluno candidato ao Pibiti deve estar cursando graduação e ser indicado por um único orientador. Por outro lado, o estudante candidato ao Pibic-EM deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE, Escola de Referencia em Ensino Médio Diário de Pernambuco, Escola Estadual Leal de Barros, Colégio Militar do Recife ou qualquer escola estadual de Pernambuco que oficialize, através de carta de anuência a participação no programa.

O Pibiti visa contribuir com a formação e inserção dos estudantes em atividades relativas à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. O programa também é uma iniciativa que estimula a produção de projetos que incentivam as capacidades de empreendedorismo e criação dos alunos, buscando o fortalecimento das políticas públicas da universidade com a sociedade.

Já o Pibic-EM tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado do quadro da UFPE.

O projeto deve refletir aspectos de originalidade e relevância, viabilidade técnica e financeira e observação das exigências éticas e legais. Para mais informações acesse a página virtual dos editais.

COMENTÁRIOS dos leitores