Conheça as profissões que se destacaram na pandemia

Áreas como saúde, segurança, finanças e tecnologia estão em alta

por Alfredo Carvalho sex, 10/07/2020 - 15:53
Pexels Pexels

A pandemia de Covid-19 tem impactado o mercado de trabalho e, por conta disso, muitos profissionais precisaram se adaptar a uma nova realidade. Ao mesmo tempo, a crise colocou em evidência algumas carreiras. De acordo com o levantamento feito pelas consultorias de RH GTO Recursos Humanos e Bematize Consultoria, as profissões que ganharam destaque no período são as relacionadas a área da saúde, gestor e operador de relacionamento com o cliente, psicólogo organizacional e consultor de benefícios, gestor de suplementos e operador logístico, desenvolvedor e especialista em TI, profissionais de cibersegurança e especialistas em nuvem (cloud), além do setor de RH e de gestão financeira.

Devido ao fechamento dos comércios e a suspensão dos atendimentos presenciais, a demanda no atendimento ao cliente aumentou, o que fez muitas empresas procurarem por gestores e operadores de relacionamento com o cliente. "Aqui vejo uma tendência para o atendimento 100% digital. Empresas que oferecem robôs ou agentes digitais para o SAC de outras empresas tendem a crescer", prevê o diretor da Bematize Consultoria, Ronn Gabay.

A junção da quarentena com o home office desafiou as empresas a manterem o psicológico dos funcionários enquanto garantem a sua produtividade. "O psicólogo organizacional foi importante na definição de estratégias de engajamento de colaboradores e acompanhamento mental nesse período, pois teve que auxiliar o profissional a lidar com as interferências familiares no trabalho", afirma Gabay. "Além disso, esse profissional teve que atuar prestando suporte aos demitidos por causa da crise, orientando-os com cautela e de forma humanizada", complementa.

Já os consultores são necessários para lidar com a demanda de cancelamentos de benefícios que cresceu na pandemia, como questões de vale-transporte e demissões. "Cabe aos profissionais de benefícios, além de dominar a gestão flexível, desenvolver novas formas de oferecer benefícios às empresas sem desrespeitar a legislação trabalhista", destaca o diretor.

A crise também aumentou a demanda por entregas a domicílio, tornando mais necessário o gestor de suplementos e operadores logísticos, que também tiveram que adotar protocolos de higienização. "A procura por produtos químicos também cresceu, ou seja, carga inflamável. Assim, os cuidados foram redobrados", calcula Gabay.

Outras oportunidades

Os profissionais de RH são chamados para organizar a estrutura econômica da empresa. "Às vezes, eles são solicitados para a pior das tarefas, demitir pessoas, redimensionar setores, excluir áreas", explica a head da GTO RH, Thais Mendes.

Em um cenário de crise, o profissional de finanças é solicitado pelas empresas para otimizar gastos, realizar investimentos da maneira correta e planejar os próximos passos. Já os profissionais de tecnologias são responsáveis pelos aspectos de conectividade, fluxo de dados e segurança. "É fato que o mercado evoluiu para as atividades home office, por isso, as profissões digitais e o mundo virtual terão alta", comenta Thais.

O setor de tecnologia já estava em crescimento, mas a pandemia acelerou esse processo. "Agora, muitos precisarão se capacitar e preparar seus negócios para esse novo cenário, enquanto outras profissões não serão destaque de investimento, mas a valorização de todas elas continuará", finaliza Thais.

COMENTÁRIOS dos leitores