Unicamp anuncia novas datas do Vestibular 2021

'As questões da prova da primeira fase serão reduzidas', informou a organização da prova

por Nathan Santos sex, 10/07/2020 - 19:53
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), divulgou, nesta sexta-feira (10), detalhes do seu novo calendário. A instituição de ensino informou que o cronograma precisou passar por mudanças em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Comvest, a primeira fase do Vestibular 2021 será realizada nos dias 6 e 7 de janeiro do próximo ano. “O dia de realização da primeira fase, para cada candidato, depende do curso escolhido: candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro, uma quarta-feira. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, ou seja, 7 de janeiro, uma quinta-feira. A aplicação em dois dias visa reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas”, informou a organização do vestibular.

A segunda fase da seleção não passará por mudanças em seu formato. Sendo assim, continuará sendo realizada em dois dias: 7 e 8 de fevereiro de 2021.

Os interessados em participar do vestibular da Unicamp deverão se inscrever, pela internet, do dia 30 de julho a 8 de setembro. A taxa de participação custa R$ 170.

De acordo com a organização da prova, a primeira chamada do Vestibular 2021 deverá ser divulgada no dia 10 de março, enquanto o edital com o calendário na íntegra poderá ser “publicado em breve”.

Mais detalhes importantes

Será ampliado o número dos locais de prova: Barueri e Fernandópolis serão incluídas como pontos de aplicação no Estado de São Paulo. “As medidas buscam ampliar a cobertura do Vestibular Unicamp e evitar longos deslocamentos. As questões da prova da primeira fase serão reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para sua realização diminuirá de cinco para quatro horas”, informou a Unicamp.

A instituição de ensino ainda informou que, para cada dia de realização, “haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas daquela data (Ciências Exatas/Tecnológicas e  Ciências Humanas/Artes, na quarta-feira e Ciências Biológicas/Saúde, na quinta-feira)”.

“A primeira fase será constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. As questões serão as seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química”, acrescentou a Unicamp em seu site oficial.

A Comvest ainda não publicou a quantidade de vagas do seu Vestibular 2021. Nas estatísticas de 2020, foram oferecidas 2.570 oportunidades.

Enem-Unicamp

Segundo a Comvest, a modalidade de seleção Enem-Unicamp deverá ter, em breve, informações acerca do seu edital. “A Unicamp tem o maior interesse em continuar usando o sistema de seleção do edital ENEM-Unicamp. Porém, caso o resultado não possa ser disponibilizado em tempo hábil para o início das aulas, as vagas serão transferidas para o Vestibular Unicamp”, informou.

COMENTÁRIOS dos leitores