MEC elabora questionário sobre aulas presenciais

Estudantes e professores podem responder ao documento até o dia 31 de julho

por Camilla de Assis ter, 14/07/2020 - 14:40
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Durante esta semana, alunos e professores de instituições de ensino superior das redes pública e privada que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano, em cursos presenciais, poderão responder a um questionário disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), sobre suas experiências com as aulas durante o isolamento social.

A iniciativa tem como objetivo "entender a percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de TICs, além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior", segundo nota divulgada pelo MEC.

O ministério ainda salientou que foi criada um tipo de questionário para cada setor. Sendo assim, um está disponibilizado para as instituições de ensino (para checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar, por exemplo), um para os professores e um terceiro para os alunos – esses dois últimos têm perguntas a respeito da suspensão das aulas e da oferta de ferramentas adequadas para as aulas em meios digitais.

Docentes e estudantes devem receber o questionário por meio do e-mail cadastrado junto à instituição de ensino, a partir desta quarta-feira (15) e podem respondê-lo até o dia 31 de julho.

COMENTÁRIOS dos leitores