Reitora da UNAMA toma posse na Academia Paraense de Letras

Professora Betânia Fidalgo é a 11ª mulher a se tornar imortal em 120 anos de existência da instituição. Ela ocupa a cadeira de número 2.

sex, 07/08/2020 - 14:01

Em cerimônia marcada pela emoção, a professora Betânia Fidalgo tomou posse, na quinta-feira (6), na Academia Paraense de Letras (APL). A nova imortal vai ocupar a cadeira de número 2, que antes era do teatrólogo Nazareno Tourinho e que tem como patrono Álvares da Costa.

Doutora em Administração, reitora da UNAMA - Universidade da Amazônia e presidente do Conselho Estadual de Educação, Betânia Fidalgo é a 11ª mulher a assumir uma vaga na APL em seus 120 anos de existência. Na eleição da APL, presidida pelo vice-presidente João Carlos Pereira, ela obteve 28 votos.

A solenidade de posse, realizada no auditório Davi Mufarrej, da UNAMA, contou com a presença de imortais da APL e de autoridades, como o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal; o secretário de Administração Penitenciária do Pará, Jarbas Vasconcelos - além de familiares e convidados.

Trajetória na educação

Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo começou a trabalhar com comunidades carentes aos 18 anos, em Belém. Após concluir a graduação e o mestrado em Pedagogia e Gestão Universitária, teve a sua primeira experiência em ensino superior como docente e coordenadora do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), em Cruzeiro do Sul, em 1998. Obteve o título de doutora em Administração pela UNAMA, em 2020.

A professora Betânia Fidalgo é diretora da regional Norte do Grupo Ser Educacional. É autora dos livros “Representações sociais da figura feminina na gestão educacional”, “Nem eu nem vocês, nós” e “Os processos de ensino e aprendizagem na Região Amazônica”.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores