UFPE divulga três novos cursos de pós-graduação

As especializações contemplam as áreas de Ciência da Computação, Educação Contemporânea, e Ensino de Geografia

por Maya Santos sab, 15/08/2020 - 16:56
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Pós são em Ciência da Computação, Educação e Geografia Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, nessa sexta-feira (14), a criação de três novos cursos de pós-graduação. As especializações contemplam as áreas de Ciência da Computação, Educação Contemporânea, e Ensino de Geografia. 

O doutorado profissional em Ciência da Computação terá 41 docentes para atender as três áreas de pesquisa do curso: Ciência de Dados, Computação Ubíqua e Sistemas de Informação. 

De acordo com a UFPE, o objetivo é formar profissionais para identificar as oportunidades que possam promover o aumento da competitividade industrial ou a produtividade de organizações no setor tecnológico em Pernambuco. Além de otimizando ou definir novos modelos de negócios, por meio da aplicação racional de métodos e técnicas de pesquisa, de design e de inovação. Não há previsão para lançamento do edital de abertura. 

Há oportunidades de ingresso no mestrado de Ensino de Geografia, que oferece três linhas de pesquisa “Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar”, “Formação Docente em Geografia” e “As linguagens no ensino de Geografia”. 

O edital deste processo seletivo está previsto para o início de 2021. Segundo a UFPE, o mestrado tem o objetivo de formação geográfica consistente, atualizada e relevante ao exercício da docência na Educação Básica.

Ainda há outra opção para um curso de pós-graduação. O Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da UFPE, obteve a aprovação do primeiro curso de doutorado da unidade. Há 12 vagas para a especialização em Educação Contemporânea. As inscrições começam nesta segunda-feira (17) e vão até o dia 8 de setembro.

Mais informações podem ser consultadas através do edital do processo seletivo.

COMENTÁRIOS dos leitores