Para profissionais, 24% dos gerentes têm comunicação ruim

Levantamento ouviu trabalhadores sobre a forma como os seus gestores se comunicam

por Maya Santos ter, 18/08/2020 - 15:45
Pixabay . Pixabay

Nesta terça-feira (18), uma pesquisa da State of the Sector 2020, realizada pela Gatehouse, com empresas de 45 países, revelou que 24% dos profissionais consideram que seus gerentes são comunicadores ruins. Em tempos de pandemia, a comunicação passou a ter ainda mais importância dentro das empresas com o objetivo de manter as eficientes as relações profissionais e pessoais.

O estudo também indica que 59% dos entrevistados consideram seus executivos comunicadores eficazes. “As habilidades de comunicação sempre foram essenciais, mas agora que estamos vivendo uma nova realidade em que as interações a distância são parte da rotina, é preciso aperfeiçoar ainda mais”, explicou Reinaldo Passadori, CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação, segundo informações da assessoria.

A pesquisa da Gatehouse mostra que a forma como as lideranças e demais colaboradores praticam a oratória - seja entre si ou com os clientes, parceiros e fornecedores - influencia diretamente na estrutura da empresa. A pesquisa ressalta que é necessário que todas as mensagens transmitidas sejam compreendidas para que as atividades profissionais possam fluir conforme planejado.

“Quando falamos em comunicação, diversos aspectos precisam ser considerados, como intrapessoal, interpessoal, fala, voz, corpo, dentre outros, que juntos são capazes de contribuir para uma comunicação verbal realmente eficaz”, ressaltou Reinaldo Passadori.

Em uma análise, a pesquisa apontou que cerca de 55% dos entrevistados no levantamento irão concentrar a atenção e investir recursos em estratégia de comunicação, valores e propósito. Com esses aperfeiçoamentos, as empresas podem tornar as equipes mais produtivas. Além disso, as corporações passam a ter pessoas capacitadas para interações mais fluidas e, consequentemente, haverá um engajamento do profissional.

“Se uma pessoa não consegue ser eficiente ao se comunicar, dificilmente se destacará no ambiente corporativo. Ideias inovadoras, projetos ou até mesmo a interação do dia a dia, requer uma boa comunicação. Investir nisso é sempre um grande diferencial”, finalizou Passadori, com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS dos leitores