Organização faz retificação de ficha 19 para pessoas trans

A iniciativa do Movimento Independente de Homens Trans e Transmasculinidades de Pernambuco (MOVIHT-PE) faz alteração no nome que consta na ficha

por Maya Santos qua, 02/09/2020 - 13:54

Um mutirão promovido pelo Movimento Independente de Homens Trans e Transmasculinidades de Pernambuco (MOVIHT-PE), está fazendo a retificação do nome na ficha 19, documento de conclusão do ensino médio reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As correções vão até 15 de setembro e o contato pode ser feito por mensagem no Instagram do MOVIHT-PE.

A iniciativa da organização é realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE), mediada pela coordenadora da unidade de Educação para Relações de Gênero e Sexualidades, Dayanna Louise Santos. “Esta ação surgiu a partir de um diálogo da secretaria com o MOVIHT, que propôs a parceria, pois entendemos como é de suma importância ter este documento retificado”, enfatiza Yudi Santos, um dos membros do MOVIHT-PE, ao LeiaJá.

Para ter a ficha 19 retificada, é necessário que não haja discordância entre os documentos, ou seja, quem solicitar a correção no histórico escolar de conclusão deverá ter o nome atual retificado no registro de nascimento e RG. Além disso, a pessoa deverá informar nome da escola, município em que reside, e-mail e telefone para contato. 

Segundo os organizadores da ação, ter esse documento corrigido garante o direito à empregabilidade, concursos públicos e processo seletivos de modo geral, além de viabilizar a matrícula em Instituições de Ensino Superior (IES). Esta ação é válida apenas para concluintes do ensino médio na rede estadual de ensino.

COMENTÁRIOS dos leitores