Sebrae lança novos protocolos de retomada de empresas

Orientações, desta vez, são para setor moveleiro e escritórios de arquitetura

por Aurilene Cândida sex, 18/09/2020 - 12:32
Pixabay Efetuar reuniões com clientes por videoconferências estão entre as recomendações Pixabay

O Serviço de apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou novos protocolos de segurança. Desta vez, as medidas foram para os setores de indústria moveleira e escritórios de arquitetura. Vale pontuar que as orientações reúnem normas técnicas de órgãos como Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sesi, Ministério da Economia e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Organização Pan Americana de Saúde (Opas).

Sobre a indústria moveleira, o Sebrae mencionou que os donos de indústria de móveis precisam ficar atentos, em primeiro lugar, às condições do ambiente de trabalho, cuidados com os colaboradores e precauções na relação com fornecedores.

 Já para o setor de escritórios, foi mencionado que donos de empresas de arquitetura precisam estar atentos à nova dinâmica das relações de consumo. O uso de tecnologias digitais que facilitavam os negócios, agora passa a fazer parte da rotina. “Criar um ambiente físico seguro para a recepção dos clientes é fundamental, assim como oferecer recursos on-line para que as negociações sejam com menos contato pessoal. Esses cuidados se estendem aos colaboradores, que precisam dispor de um local de trabalho higienizado e, quando for possível, podem trabalhar remotamente.

Confira, abaixo, as principais dicas de segurança recomendadas pelo Sebrae para ambos os setores:

--> Setor de escritório de arquitetura/orientações para o local de trabalho:

* Deixe os escritórios abertos e bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado e ventiladores, pois locais fechados contribuem para o aumento da infecção viral.

* Garanta a distância mínima de dois metros entre os funcionários, com a possibilidade de redução para até um metro, no caso de utilização de  equipamento de proteção individual) que impeça a contaminação pela Covid-19.

* Organize uma área de chegada para profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante.

* Forneça materiais e equipamentos suficientes para que não seja necessário o compartilhamento, por exemplo, de copos, telefones, fones, teclados e mouse.

* Coloque frascos ou dispensers de álcool em gel em locais de destaque no local de trabalho.

* Utilize a tecnologia a seu favor. Faça reuniões com seus clientes por videoconferências ou programas gratuitos de bate-papo, como Whatsapp, Skype, Viber, Telegram, Hangouts, Zoom e Line.

* Se não puder fazer trabalho remoto, limpe com pano e sanitizante, a cada 2h, sua estação de trabalho superfícies (mesas, cadeiras, maçanetas, mousepads, interruptores etc.) e equipamentos (computadores, impressoras, telefones, mouses e outros).

* Planeje um espaço separado para recepção de mercadorias, estoques e outros insumos. Denomine esse espaço de área suja. Este deve ser limpo numa frequência maior e pelo menos duas vezes ao dia e, imediatamente, após a chegada de mercadorias, insumos ou mesmo a recepção de fornecedores.

Orientações para os colaboradores:

* Promover teletrabalho ou trabalho remoto sempre que possível. Evitar deslocamentos de viagens e reuniões presenciais, utilizando recurso de áudio e/ou videoconferência.

* Orientar todos trabalhadores sobre prevenção de contágio pelo novo coronavírus e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção.

* Mapear os meios utilizados pelos colaboradores para chegar à empresa e os cuidados a serem tomados por aqueles que utilizam transporte público, tanto na ida quanto no retorno para casa.

* Instituir mecanismo e procedimentos para que os trabalhadores possam reportar aos empregadores se estiverem doentes ou experimentando sintomas.

* Criar e divulgar protocolos para identificação e encaminhamento de trabalhadores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus antes de ingressar no ambiente de trabalho. O protocolo deve incluir o acompanhamento da sintomatologia dos trabalhadores no acesso e durante as atividades nas dependências das empresas.

* Orientar colaboradores sobre o uso de uniformes somente no local de trabalho. Uniformes, EPIs e máscaras não podem ser compartilhados.

* Priorizar medidas para distribuir a força de trabalho ao longo do dia, evitando concentrá-la em um turno só.

* Empregados idosos ou que façam parte do grupo de risco devem se afastar do ambiente de trabalho. Disponibilize condições necessárias para que eles possam trabalhar em casa.

* Não levar crianças para o ambiente de trabalho. Já está comprovado que elas são vetores silenciosos em potencial da doença. Negocie com seu chefe o teletrabalho ou home office.

Orientações para os clientes:

* Se não puder atender o cliente de forma remota, priorize o agendamento do atendimento pessoal - principalmente pensando nos públicos que estão mais vulneráveis diante a covid-19.

* Durante o agendamento, neste período de pandemia, realizar pesquisa em caráter informativo, questionando se o cliente apresenta sintomas relacionados à covid-19, se viajou recentemente ou se pertence a algum grupo de risco.

Caso a resposta seja sim, oriente para que a pessoa permaneça em casa e, se for possível, faça o atendimento à distância.

* Organize uma área de chegada para clientes disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante;

* Mantenha a distância mínima de segurança de 1,5 metro entre os clientes e colaboradores;

* Realize o controle de entrada e saída dos clientes a fim de evitar aglomerações;

* Solicite que o cliente use máscara própria ou fornecer assim que entrar no estabelecimento;

* Quando precisar, inevitavelmente, visitar a obra, observe os dispositivos vigentes das autoridades municipais e estaduais competentes e tenha todos os cuidados sanitários no trajeto.

Orientações para visitação em obras:

* As visitas às obras deverão ser planejadas com antecedência e autorizadas pelo respectivo responsável técnico.

* Todos deverão adotar os mesmos procedimentos sanitários previstos nas orientações dispostas pelas autoridades municipais e estaduais competentes, além do uso já exigido dos EPI da obra.

* Evite aperto de mão ou abraço e procure manter distância de, no mínimo, 1,5 metro de outras pessoas participantes da visita e dos trabalhadores da obra.

* Fixe cartazes no local com orientações de higiene e prevenção.

* Oriente os trabalhadores para lavarem as mãos com água e sabão sempre que possível e evitarem contato com o rosto.

--> Setor Moveleiro/ orientações para o ambiente de trabalho:

* Fique atento aos decretos federais, estaduais e municipais.

* Organize o galpão de operações para que seja possível manter a distância de 2m entre cada pessoa.

* Dê preferência para ventilação natural, é hora de abrir as janelas para o vento circular.

* O uso do elevador, quando existir, deve ser limitado, garantindo um espaçamento mínimo de 2m entre as pessoas.

Recomenda-se a utilização, preferencialmente, de escada.

* Deixe à disposição dos colaboradores, em local de fácil acesso, borrifadores com álcool 70%.

* Realize a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam tocados com frequência, utilizando água e sabão ou borrifando álcool.

* O uso de máscaras deve ser estendido a TODAS as áreas da indústria.

* Disponibilize garrafas de água para uso individual, desativando bebedouros.

* Dê preferência ao fornecimento de refeição individualizada (marmita), evitando a formação de filas e aglomerações, limitando, de qualquer forma, a utilização simultânea de, no máximo, 50% da capacidade total do local.

Para os colaboradores:

* Adote procedimentos de higienização na entrada das fábricas, disponibilizando lavatório com água e sabonete líquido, álcool em gel, toalhas de papel não reciclado, com informativo afixado em local de fácil visualização, contendo orientações de prevenção de contágio e disseminação da doença.

* Faça medição de temperatura na entrada das fábricas, impedindo o acesso de todos aqueles que apresentarem temperatura superior a 37,8º C.

* Oriente o trabalhador a evitar aperto de mão ou abraço.

* Disponibilize material educativo, como cartazes, panfletos e cartilhas contendo dicas e orientações de prevenção à Covid-19. Utilizar as mídias sociais (se for o caso) e meios eletrônicos da empresa como forma de sensibilização dos funcionários.

* Oriente os colaboradores a vestirem o uniforme, ou roupa de trabalho, somente no local de trabalho. Uniformes, EPIs e máscaras não devem ser compartilhados e devem ser constantemente trocados e higienizados.

Cuidados com motoristas, fornecedores e terceirizados:

* Visitas de arquitetos, projetistas, designers, varejistas e profissionais da indústria de máquinas e equipamentos deverão ser autorizadas e planejadas com antecedência e todos deverão adotar os mesmos procedimentos sanitários previstos neste documento.

* Motoristas devem limpar a cabine do caminhão várias vezes ao longo do dia. Concentre-se especialmente nas maçanetas internas e externas, no volante e no painel. É importante desinfetar as mãos com álcool ao entrar e sair da cabine do motorista. Alternativamente, lave as mãos com água e sabão.

* Use máscara quando estiver fora do caminhão e, se obrigatório o contato mais próximo com outras pessoas, coloque luvas para manusear equipamentos e/ou documentos (principalmente os de uso comum) dentro das instalações.

* Fique na cabine do motorista sempre que possível e permitido, enquanto estiver nos locais de embarque e entrega.

* Deve ser restrita a entrada e circulação de pessoas que não trabalham no parque fabril, especialmente fornecedores de materiais, que, se necessária a entrada, deve ser restrita a ambiente de descarga. A visita deve durar o menor tempo possível. Para essas pessoas, deve ser oferecida higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, antes de adentrarem a área.

COMENTÁRIOS dos leitores