Currículo de Pernambuco no Ensino Médio recebe consultas

O prazo para serem realizadas as contribuições no documento preliminar vai até 24 de outubro

por Juliana Mamede sex, 25/09/2020 - 18:19

O Currículo de Pernambuco no Ensino Médio – Itinerários Formativos foi disponibilizado, nesta quinta-feira (24), para consulta pública pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE). O prazo para serem realizadas as contribuições no documento preliminar vai até 24 de outubro.

Concomitantemente à consulta pública, o currículo em questão está sendo debatido em seminários regionais com a participação de docentes das escolas de ensino médio na rede estadual, formadores das Gerências Regionais de Educação (GRE), representantes de sindicatos, de entidades de ensino superior e do Conselho Estadual de Educação (CEE). Quem deseja participar deve clicar no link correspondente à trilha, ou às trilhas, que quer dar sua contribuição e seguir a sequência da consulta disponibilizada na página da SEE.

As colaborações dos seminários regionais e da consulta pública serão compiladas em uma nova versão do documento, a ser validada pela SEE e, posteriormente, encaminhada ao CEE. O currículo, nesta nova versão do ensino médio, está dividido em duas partes ligadas: a Formação Geral Básica, com 1800 horas; e os Itinerários Formativos, com 1200 horas, tendo sua carga horária dividida entre Projeto de Vida e Empreendedorismo.

Segundo as diretrizes para o ensino médio, Itinerários Formativos são unidades curriculares ofertadas pelas instituições e redes de ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho, de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.

Na consulta, a proposta de Pernambuco está dividida em 13 trilhas dos campos de conhecimento que são Linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologia, Ciências Humanas e Sociais aplicadas, além de quatro trilhas da Formação Técnica e Profissional. 

COMENTÁRIOS dos leitores