Pernambuco tem quase 235 mil empreendedoras

Dia Estadual da Mulher Empreendedora será celebrado nesta quinta-feira (8)

por Ruan Reis qua, 07/10/2020 - 19:18
Freepik . Freepik

Nesta quinta-feira (8), é comemorado o Dia Estadual da Mulher Empreendedora e, com base nos dados divulgados pela Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE), o empreendedorismo feminino demonstra que está crescendo e as pernambucanas estão cada vez mais envolvidas no próprio negócio.

No Estado, 234.289 são sócias, representantes legais, empresárias, titulares de eireli ou administradoras de empresas. Esse número representa, segundo a JUCEPE, 34,49% do total, mas, desde o dia 14 dezembro de 2017, a Lei de n° 16.241, artigo 309, tem sido mais um estímulo para o empreendedorismo de mulheres. Conforme o levantamento, 330.394 (48,73%) empresários ou empreendedores se identificam como homens e mais 114.535 (16,78%) não estão com o sexo definido.

Mesmo com os números das mulheres ainda menores em relação ao dos homens, a expectativa é que o Estado tenha cada vez mais empreendedoras nos próximos anos. “A Secretaria do Trabalho dá auxílio à mulher empreendedora de forma que elas possam crescer ainda mais com cursos e programas disponíveis ao seu favor. Somente este ano, pela SETEQ, três mil mulheres foram capacitadas pelo Ela Pode. Existe, também, a nova plataforma on-line o Compre Pe, que tem, como objetivo, aproximar as comerciantes e clientes, sendo uma alternativa a mais para população feminina devido à pandemia da covid-19”, disse, em nota, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, conforme informações da assessoria de imprensa da pasta.

Uma das mulheres que participou de cursos promovidos pela Seteq, como o 'Ela Pode', e também cadastrada no 'Compre PE', foi a Amanda Bezerra, de 32 anos. Ela comentou que, além de se tornar empreendedora, começou a entender o papel da mulher na sociedade, especialmente em meio à maior crise da nossa geração, uma pandemia. “Hoje, me sinto uma mulher empoderada, por contribuir com a renda dentro da minha casa e poder ser exemplo para outras mulheres”, disse, segundo a assessoria da Seteq. A empresária trabalha com doces e salgados.

COMENTÁRIOS dos leitores