Sintepe decide nesta segunda se retomará aulas presenciais

Aulas presenciais serão retomadas na próxima quarta-feira (21), para os estudantes de terceiros anos da rede pública

por Maya Santos seg, 19/10/2020 - 12:20
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Os alunos da rede pública já possuem um calendário de retomada previsto Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta segunda-feira (19), às 14h30, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) pautará em assembleia geral virtual a concordância ou não com o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino do Estado. De acordo com o Governo de Pernambuco, as aulas presenciais retornam na próxima quarta-feira (21), para os terceiros anos.

Em declaração à imprensa, o Sintepe explica que no momento será realizado uma votação para estabelecer as definições e encaminhamentos de interesse da categoria, como os protocolos de segurança ao retornar com as aulas presenciais, sobretudo para trabalhadores e trabalhadoras do grupo de risco; e um debate em torno do piso salarial da classe trabalhadora.

“A reunião discutirá e decidirá os rumos que a categoria vai tomar diante das negociações da diretoria do Sindicato e do Governo do Estado. Essas negociações ocorrem na manhã desta segunda-feira. A assembleia tem ocorrido em formato virtual com a participação de mais de 2 mil professores e servidores da educação”, diz nota enviada ao LeiaJá.

A decisão será feita por meio de uma votação em assembleia, a partir das negociações realizadas entre o Sindicato e as Secretarias de Educação e Esportes (SEE) de Administração (SAD). Até o momento, são sete meses de suspensão de atividades presenciais.

Neste sentido, e de acordo com o protocolo de convívio com a Covid-19, alunos da rede pública já possuem um calendário de retomada. Após a volta do terceiro ano, no dia 21 de outubro, será a vez do retorno dos alunos do 2º ano, marcada para o dia 27 do mesmo mês. Por fim, no dia 3 de novembro, retornam às aulas presenciais do 1º ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos, segundo a SEE-PE.

COMENTÁRIOS dos leitores