SP: Mutirão de Qualificação abre 240 mil vagas

Alunos podem optar entre aulas presenciais ou remotas; cursos contemplam áreas como varejo, gestão, tecnologia, economia criativa, idiomas e empreendedorismo

por Alex Dinarte ter, 27/10/2020 - 15:14

No estado de São Paulo, quem estiver à procura de cursos gratuitos para o desenvolvimento profissional vai poder participar de uma iniciativa inédita. O governo paulista anunciou, na última segunda-feira (26), o lançamento do primeiro Mutirão de Qualificação para jovens e adultos. As aulas vão preparar 240 mil pessoas para o mercado de trabalho em lições para diversos segmentos econômicos, como varejo, gestão, tecnologia e empreendedorismo.

Segundo a administração estadual, são mais de 30 módulos de aulas em diversos setores da economia. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, as lições serão ministradas em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições de ensino. Os cursos estão divididos nas categorias Qualificação Profissional e Empreendedorismo, e podem ser remotos ou presenciais. Veja:

Qualificação Profissional

Na linha do desenvolvimento das aptidões profissionais, estão abertas 100 mil vagas. São cursos dos segmentos de economia criativa, gestão, idiomas e tecnologia, nas plataformas Novotec (Idiomas e Tecnologia para jovens de 14 a 25 anos), SP Tech, São Paulo Criativo e Via Rápida (Economia Criativa, Gestão, Tecnologia e Varejo).

Empreendedorismo

No segmento dos empreendedores, estão reservadas 140 mil vagas em cursos de curta duração. A plataforma Empreenda Rápido, do Sebrae, incentiva quem está em busca de conhecimento para ser dono do próprio negócio. Neste segmento, a carga horária é de 20 horas.

Inscrições

No Via Rápida (www.cursosviarapida.sp.gov.br) e Novotec (www.novotec.sp.gov.br/parcerias), as inscrições estão abertas até a próxima terça-feira (3), e as aulas começam no dia 9 de novembro. Já no Empreenda Rápido (www.empreendarapido.sp.gov.br), as vagas ficarão disponíveis até que o quadro de alunos seja preenchido na totalidade.

COMENTÁRIOS dos leitores