MEC divulga edital do Fies 2021.1

Estudantes poderão usar notas do Enem a datar de 2010 com nota a partir de 5

por Lara Tôrres seg, 30/11/2020 - 11:26
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo . Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (30), o edital da edição 2021.1 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal para financiamento de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas, no Diário Oficial da União. De acordo com o documento, poderão participar estudantes que participaram do Enem a partir de 2010 com nota maior que 5, nota de redação maior que zero e também renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Inscrições

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, através do site do Fies, e os estudantes também deverão fazer o Login Único criando uma conta no site do Governo Federal, caso seja o primeiro acesso, ou fazer login com o número de seu CPF e senha cadastrada. Depois, os candidatos às vagas devem acessar o FiesSeleção para continuar o processo de seleção prestando as informações necessárias. O cronograma de inscrição será divulgado no edital SESu/MEC referente ao processo seletivo Edital SESu.

Os inscritos serão classificados dentro das vagas por grupo de preferência e por curso/turno/local de oferta/instituição de ensino, seguindo critérios de prioridade. Em caso de notas idênticas, a maior nota na redação é o primeiro critério, seguido da maior nota em linguagens, depois matemática, ciências da natureza e ciências humanas. 

Após a seleção e divulgação das listas de aprovados, os estudantes contemplados pelos financiamentos (pré-selecionados) precisam complementar suas inscrições através do site do Fies para a contratação do crédito. Os trâmites com a instituição financeira, segundo o edital, poderão ser feitos digitalmente, “desde que os meios para envio e recebimento de documentos digitalizados sejam amplamente divulgados aos estudantes, pela instituição e pelo agente financeiro”. 

Lista de Espera

Candidatos que não forem pré-selecionados constarão na lista de espera para seleção de candidatos a vagas que eventualmente não sejam preenchidas na fase de complementação de inscrições. 

Os candidatos somente poderão ser pré-selecionados em lista de espera à medida que haja vagas disponíveis nos grupos de interesse e nos cursos desejados ou no prazo que será determinado no edital SESu. O resultado será divulgado no site do Fies e é importante frisar que a participação na lista de espera não garante a classificação, apenas sua expectativa. 

LeiaJá também

--> Governo prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

--> Fies: último dia para se inscrever nas vagas remanescentes

COMENTÁRIOS dos leitores