UPE detalha calendário acadêmico para o ano letivo de 2020

As aulas serão ministradas no sistema híbrido, de forma presencial e remota

por Nathan Santos ter, 01/12/2020 - 14:27
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade de Pernambuco (UPE) detalhou, nesta terça-feira (1°), o calendário acadêmico para a conclusão do ano letivo de 2020. Conforme o planejamento, as aulas serão ministradas no sistema híbrido, de forma presencial e remota. Também caberá a cada unidade de educação e seus respectivos plenos de curso definirem o formato da oferta dos componentes curriculares, de acordo com as diretrizes curriculares, seus projetos pedagógicos e os protocolos de retomada das atividades acadêmicas.

De acordo com o calendário, o primeiro semestre referente a 2020.1 começará no dia 8 de fevereiro e seguirá até o dia 22 de maio de 2021. Já o segundo semestre (2020.2) começará no dia 13 de outubro.

Os vestibulandos que ingressarem na UPE no próximo ano por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terão que esperar até outubro para se tornarem universitários. De acordo com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), não serão contabilizados na retomada das atividades do semestre 2020.1 os dias letivos vivenciados antes da suspensão das atividades em virtude da quarentena.

As aulas síncronas serão vivenciadas no mesmo turno de matrícula efetuado pelos estudantes. A resolução possibilita também a substituição de atividades presenciais relacionadas à avaliação como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Estágio Supervisionado Obrigatório, atividades práticas e aulas de laboratório, por atividades não presenciais, através da mediação de tecnologias digitais de informação e comunicação.

Os estudantes dos cursos de enfermagem, fisioterapia, odontologia e medicina que tiverem completado 75% dos estágios supervisionados obrigatórios/internato e cursado com êxito todos os demais componentes curriculares obrigatórios, previstos no PCC de suas graduações, poderão solicitar antecipação da colação de grau. A UPE informa que em função do aproveitamento de componentes curriculares do Período Letivo Suplementar (2020.3), as coordenações dos cursos poderão ajustar os horários e as turmas no semestre 2020.1 desde que não hajam prejuízos para os estudantes.

Os trancamentos de semestres realizados pelos estudantes para o ano letivo de 2020, enquanto perdurar a situação de emergência pública em virtude da Covid-19, não serão computados para a integralização dos cursos de graduação. Os estudantes egressos em 2020.1 terão a possibilidade de modificar a matrícula, podendo inserir ou excluir componentes curriculares, bem como realizar o trancamento do semestre.

Estudantes de graduação presencial sem equipamentos adequados, com conectividade restrita ou outras limitações técnicas poderão usar os laboratórios de informática/computação dos campi da UPE para desenvolver as suas atividades de ensino remoto, respeitando os protocolos sanitários e os rodízios instituídos por cada unidade.

Para concluir, a instituição salienta que os docentes devem apresentar, para os semestres letivos 2020.1 e 2020.2, novos planos de atividades, com detalhamento dos conteúdos, da metodologia, da carga horária, do cronograma, dos exames de avaliação, das ferramentas digitais utilizadas e da bibliografia para a vivência do componente curricular, no formato definido nos plenos de cursos.

COMENTÁRIOS dos leitores