Candidatos acabam 1º dia do Enem e aprovam tema da redação

Estudantes também comentaram os protocolos de segurança contra a Covid-19

por Nathan Santos dom, 17/01/2021 - 16:22

Às 15h30 deste domingo (17), candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram a deixar os locais de prova, após enfrentarem questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Esses estudantes, no entanto, não puderam levar os cadernos de questões, uma vez que isso apenas é possível nos 30 minutos finais do processo seletivo, a partir das 18h30.

Os primeiros estudantes a deixarem os locais de aplicação do Exame comentaram as questões cobradas. No caso de Edson Henrique, de 28 anos, que prestou o Exame em uma universidade privada localizada no Centro do Recife, a prova contemplou muitos textos e apresentou dificuldades. Porém, o candidato alega que conseguiu administrar bem as resoluções. “Como sempre, muitos textos, dificulta um pouco a questão do tempo. Mas graças a Deus consegui fazer em tempo hábil; há oito anos faço a prova do Enem e ela sempre é muito difícil. O tema da redação - 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira' - foi bastante interessante, em uma área na qual eu estudo, e foi um tema fácil”, acrescentou o concorrente que almeja aprovação em enfermagem.

Sobre as medidas de segurança adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no combate à pandemia da Covid-19, Edson afirmou que as normas forem seguidas à risca. “Abriram as janelas, estava bastante ventilado, a circulação do vento foi boa. Fomos bem assessorados com álcool em gel, teve bastante distanciamento social”, descreveu o estudante.

Carlos Eduardo Silva, de 21 anos, disse que fez a prova - também na área central do Recife - apenas por experiência. De acordo com ele, na sala de aplicação “as portas estavam abertas e para comer alguma coisa tinha que pedir autorização ao fiscal”. O candidato ainda revelou: A máscara atrapalhou, ficava caindo e subindo”.

Segundo Thais Thuane, de 22 anos, o Exame teve muito texto e o tema da redação, para a candidata, foi positivo. “Gostei do tema, pelo fato de eu gostar da área de saúde”, disse.

Neste primeiro dia do Enem 2020, versão impressa, a prova seguirá até 19h. No dia 24 deste mês, os candidatos responderão questões de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores