Enem: veja movimentação no trânsito no início desta manhã

No Recife, trânsito deve ficar mais movimentado com a proximidade da prova. Portões dos locais de aplicação abrem às 11h30

por Nathan Santos dom, 17/01/2021 - 07:12

Neste domingo (17), começam as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. No início desta manhã, o trânsito apresentou movimentação tranquila em algumas vias do Recife que dão acesso a locais de prova.

Na Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife, foram registradas retenções nas duas vias, por volta das 6h30 deste domingo. No Derby, área central da cidade, o fluxo também esteve sem congestionamento, na mesma faixa de horário, assim como a Avenida Agamenon Magalhães, na altura do Hospital da Restauração, seguiu com movimentação tranquila.

No bairro da Boa Vista, Centro do Recife, fiscais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade organizadora do Enem, já se encontram em instituições de ensino que são pontos de aplicação. Uma delas é a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que por volta das 6h50, suas ruas paralelas estavam tranquilas. Por volta das 7h, na Avenida Norte, o fluxo também não apresentou problemas

Apesar da tranquilidade do início deste domingo em ruas do Recife, a tendência é que o trânsito fique mais intenso nas vias que dão acesso aos pontos de aplicação do Enem, com a proximidade da abertura dos portões dos prédios, às 11h30. Por isso, o Inep recomenda que os candidatos sigam para os locais com bastante antecedência, para evitar atrasos.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, para este domingo, 15 linhas de ônibus estão disponíveis para os estudantes da Região Metropolitana do Recife, com 68 veículos. No total, 648 viagens devem ser realizadas.

O Consórcio informa que são 15 veículos e 88 viagens a mais, na comparação com domingos normais. Além disso, a empresa anunciou que o Passe Livre está disponível hoje e no próximo domingo para alunos da rede estadual de ensino.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por sua vez, comunicou que vai monitorar a demanda de passageiros neste domingo. Segundo o órgão, casa haja necessidade, mais trens entrarão em operação. Ainda conforme as informações da CBTU, o funcionamento nas Linhas Centro e Sul segue até 23h e como ocorre aos domingos, a Linha Diesel (VLT) não está em operação.

Um esquema de trânsito foi montado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para auxiliar a mobilidade dos candidatos na capital pernambucana. No total, 65 agentes de trânsito atuarão nos principais corredores viários da cidade, por meio de fiscalizações e orientações, com o objetivo de evitar retenções.

A CTTU espera um maior número de veículos nas ruas para um dia de domingo, uma vez que há a necessidade de distanciamento social em razão da Covid-19. De acordo com a CTTU, além dos agentes nas ruas, haverá monitoramento a partir da Central de Operações de Trânsito (COT), que com o auxílio de câmeras de videomonitoramento, acompanhará a movimentação nas vias. “A CTTU ressalta que a população pode acionar os serviços do órgão através do teleatendimento, que é gratuito e funciona 24h no número 0800.081.1078”, destaca a Autarquia. A entidade de trânsito também alertou os motoristas para que não estacionem em locais proibidos, na tentativa de evitar dificuldade na mobilidade dos estudantes que irão aos locais de prova. “A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH)”, informou a CTTU.

Reforçando

Os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30 e o fechamento ocorrerá às 13h, horário de Brasília. A aplicação iniciará às 13h30, com duração até 19h neste primeiro dia, e até 18h30 no próximo domingo. Na primeira parte do Enem 2020, os candidatos respondem questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação, enquanto na segunda parte haverá quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

Só em Pernambuco, 312 mil pessoas estão inscritas no Exame; a nível nacional, segundo a organização da prova, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no Enem.

COMENTÁRIOS dos leitores