Vivo diz que quase 50% de seus trainees são negros

Os candidatos selecionados vão trabalhar por 18 meses em São Paulo a partir de fevereiro

por Lara Tôrres ter, 19/01/2021 - 17:18
Freepik . Freepik

Após a realização de um processo seletivo com reserva de vagas no fim do último ano, a empresa de telecomunicações Vivo anunciou que, em 2021, 30% de seus trainees são negros. Os candidatos selecionados vão trabalhar por 18 meses em São Paulo a partir de fevereiro. 

O processo seletivo contou com 41 mil inscritos para um total de 30 vagas. De acordo com Niva Ribeiro, vice-presidente de Pessoas da Vivo, o número de profissionais negros recrutados ultrapassou o número de vagas reservadas em 13%. 

“Superamos nosso compromisso e esse número foi para 43%. Nós encontramos excelentes profissionais. Somos uma marca inclusiva, com a diversidade em nosso DNA, e entendemos a importância de estimular uma cultura com mais pluralidade e representatividade na companhia. Jovens talentos serão nossos líderes do futuro e esse é um dos nossos movimentos para estimular a diversidade racial na liderança”, disse ela, conforme informações da assessoria de imprensa da empresa.

Além do critério racial, a empresa afirma que buscou dar mais diversidade ao processo seletivo através de sua estratégia de comunicação nas redes sociais para atingir candidatos com perfis diferentes e garantir diversidade geográfica, de gênero, raça, curso de formação e universidade. Como resultado desse esforço, segundo a Vivo, quase metade dos candidatos mora fora de São Paulo. 

Um deles é Rafael Amorim, 27 anos, que mora em Salvador e se mudará para trabalhar na empresa. Ele é formado em engenharia química e conta que precisou se preparar bem para a seleção. “Tive que estudar e me preparar para as dinâmicas. Já participei de outras seleções para trainee, mas essa foi a que eu mais aprendi. Mesmo que não conseguisse a vaga, já teria um conhecimento adquirido (…) Trainee é uma posição em que você é preparado para ser um líder e eu tenho esse desejo”, disse ele.

*Com informações da Vivo

LeiaJá também

--> Seleção abre inscrições para programa de trainee

COMENTÁRIOS dos leitores