Núcleo Brasileiro de Estágios prevê 42.800 vagas

Previsão diz respeito às oportunidades do início do ano

por Juliana Mamede qui, 21/01/2021 - 19:06
Pixabay . Pixabay

Entre os meses de janeiro e março de 2021, espera-se uma oferta de 42.800 vagas de estágio, o que significa uma redução de 4,04% nas oportunidades quando comparadas à mesma época de 2020. Levantados pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), os números indicam o impacto da crise oriunda da Covid-19.

"Uma parte das admissões hoje são para atuação remota, no modelo home office. Então, estudantes de todo o País, por vezes, podem concorrer para o mesmo processo seletivo”, assegura o presidente do Nube, Seme Arone Júnior, conforme informações da assessoria de imprensa da entidade.

Para o nível superior, deverão ser oferecidas em torno de 36.500 vagas, o que significa uma queda de 3,9% quando comparado ao começo do ano passado. Já a oferta de oportunidades para o ensino médio será de 6,3 mil, uma redução de 4,5%. “O fluxo é maior depois do réveillon justamente porque muitos universitários e alunos do nível médio pegam seus diplomas e partem para novos desafios acadêmicos e profissionais. Justamente por isso, companhias de todos os setores passam por essa renovação para selecionarem os melhores candidatos”, explica Seme Arone Júnior.

Segundo o presidente do Nube, a economia vem passando por desafios, mas ele também ressalta como a força dos estagiários pode agregar na hora de enfrentar os obstáculos. “No ano passado, tivemos um crescimento de 14% na abertura de vagas em relação a 2019 e já estávamos superando outra crise. Muitas empresas estão percebendo como é importante contar com a potência de quem está estudando para compor seu time”, conta Arone Júnior.

“No estágio, é possível unir o conteúdo atualizado aplicado em sala de aula com a prática corporativa. Assim, os talentos em potencial contribuem com novas ideias, muita disposição, criatividade e garra”, assegura o presidente.

O gestor do Nube ainda ressalta outros pontos fundamentais para quem atua como estagiário. “É possível desenvolver modelos de comportamento e gestão, trabalho em equipe, comunicação interpessoal, além de ter a oportunidade de apresentar suas ideias para o público corporativo, desenvolver foco no resultado das atividades, mostrar responsabilidade e pontualidade com prazos”, explica. 

“O Brasil tem uma grande resiliência e, certamente, conseguirá sair de qualquer dificuldade. Por isso, contar com os estagiários e preparar o seu capital humano para perpetuar os negócios será, sempre, a melhor investida”, finaliza o presidente do Nube.

COMENTÁRIOS dos leitores