Inep lança edital de seleção de professores

Docentes irão compor o Banco Nacional de Itens da Educação Superior do Enade 2021

por Juliana Mamede seg, 25/01/2021 - 17:57
Pixabay O edital visa custear a seleção de professores Pixabay

Nesta segunda-feira (25), foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU), o edital para o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI – ES). O documento tem por objetivo custear a seleção de professores para a elaboração de itens do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. A candidatura deverá ser realizada, exclusivamente, pelo Sistema BNI de 25 de janeiro a 14 de fevereiro.

Segundo a publicação, serão selecionados colaboradores para a elaboração de itens das áreas a seguir: bacharelado em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, publicidade e propaganda, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo; áreas de tecnologia em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais; e de colaboradores para elaboração de itens do componente de formação geral.

O professor precisa, para se candidatar, obedecer a requisitos básicos, como possuir certificado de conclusão de curso de graduação superior, registrado e emitido por entidade de ensino credenciada pela autoridade administrativa  competente; e exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 24 meses, no curso de graduação para o qual pretende realizar a inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que a formação acadêmica exigida para o Enade 2021 é específica para cada área que será avaliada de acordo com o previsto no edital.

Apenas os professores cadastrados e chamados pelo Inep participarão da atividade de capacitação. Depois da participação efetiva nas atividades desenvolvidas na capacitação, o colaborador estará apto a revisar ou elaborar itens para o BNI.

COMENTÁRIOS dos leitores